CIDADE

Vitória lança chamamento para serviço de Família Acolhedora

A Secretaria de Assistência Social de Vitória lançou o Edital de Chamamento Público 01/2021

Em 09/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Guiomedce Paixa/PMV

O Programa Família Acolhedora é uma política pública municipal de apoio e proteção social especial voltada a criança e ao adolescente.

A Secretaria de Assistência social de Vitória (Semas), por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), lançou o Edital de Chamamento Público 01/2021, publicado no Diário Oficial de Vitória desta quinta-feira (07). O objetivo é selecionar propostas para celebração de Termo de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), que prestem o serviço de acolhimento no modelo “Família Acolhedora”. O Edital e seus anexos estão disponíveis, na íntegra, no Portal de Documentação Oficial  da PMV.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, reforça a importância desse tipo de acolhimento.

“O edital de chamamento para entidades que possam ser parceiras para execução do Família Acolhedora é um passo importante para que possamos atender , cada vez, com mais qualidade as crianças que precisem de acolhimento”, diz.

O prefeito Lorenzo Pazolini considera a necessidade do convívio num ambiente acolhedor.

“É muito importante para nossas crianças e adolescentes que as famílias que tenham disponibilidade afetiva nos ajudem a melhorar a qualidade de vida delas. O convívio num ambiente familiar é de extrema importância para os que se encontram em situação de vulnerabilidade não somente social, mas também física e emocional. Eles merecem receber todo o apoio e se sentirem acolhidos num ambiente familiar. O Família Acolhedora garante crescimento, por meio da troca de afeto e experiências, para quem acolhe, e para aqueles que recebem a oportunidade de estar num espaço familiar”, destaca.

Apresentação das Propostas

As entidades que prestem o serviço no modelo de Família Acolhedora, interessadas em participar devem apresentar a proposta na forma do item 6 do Edital, até o dia 07 de novembro, obedecendo o prazo de 30 dias corridos, contados da data de disponibilização do Edital.

A entrega dos documentos exigidos deve ser feita no Gabinete da Secretaria de Assistência Social, sempre das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Semas funciona na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe, 2544, Itararé, Vitória/ES, CEP: 29.047-495 – Bloco “c”, 2º piso.

De acordo com o disposto no edital, deverão ser apresentados, unicamente, os documentos solicitados, evitando-se duplicidade e a inclusão de documentos supérfluos; não serão consideradas as propostas apresentadas após o prazo estabelecido.

Pedidos de informações e esclarecimentos devem ser dirigidos à Comissão de Seleção por meio do e-mail comissaosemas@ vitoria.es.gov.br, em até 10 (dez) dias úteis anteriores à data limite para envio da proposta.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora é uma política pública municipal de apoio e proteção social especial voltada a criança e ao adolescente. O acolhimento feito pelas famílias é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

Para as famílias acolhedoras é importante compreender que acolher uma criança e/ou adolescente não significa uma adoção, mas o compromisso de tornar-se parceira no atendimento e na preparação para o retorno da criança e/ou adolescente à família de origem.

Podem se tornar uma família acolhedora pessoas acima de 25 anos de idade e residentes no município de Vitória que não tenham nenhum tipo de pendências judiciais. (Secom/PMV)

Leia também:

Assinada OS para nova Praça de Barramares em Vila Velha
Prefeitura de Vitória entrega praça revitalizada na Praia do Suá
Serra debate sobre inovação e o desenvolvimento capixaba
Novo ​decreto cria o Distrito Criativo Prainha em Vila Velha
Serra realiza operação entulho para inibir o descarte irregular
Prefeitura entrega obras de reformas em escola de Maria Ortiz
Departamento de Assistência Jurídica amplia serviços na Serra
Atrativos turísticos do município de Viana recebem sinalização
Hospital Meridional vai gerar mais de mil empregos em Vitória
Obras da 3ª Ponte começam também no trecho de Vila Velha
Projeto Viana Criativa agita a cidade no feriado prolongado

TAGS:
VITÓRIA | FAMÍLIA ACOLHEDORA | SEMAS | ASSISTÊNCIA SOCIAL | LORENZO PAZOLINI