CIDADE

Vitória lançará projeto Feira Livre do Trabalho Infantil

Vitória é a primeira cidade brasileira a realizar o projeto, em parceria com diversos órgãos.

Em 10/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Guiomedce Paixão/PMV

A ação será realizada em Vitória, no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que é celebrado todos os anos, no dia 12 de junho.

Qual seria a reação dos adolescentes que trabalham carregando compras nas feiras livres se lhes fossem oferecidos estágios remunerados e capacitação profissional ? Quem estiver na feira livre de Jardim da Penha, neste sábado (12), acompanhará as equipes do projeto Feira Livre do Trabalho Infantil orientando sobre possibilidades de educação, remuneração e novas perspectivas de vida para meninos e meninas em extremo risco social.

A ação será realizada no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que é celebrado todos os anos, no dia 12 de junho. Vitória é a primeira cidade brasileira a realizar o projeto, que é uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Economia, o Fórum Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil (Feapeti) e organizações de aprendizagem como Instituto Formar, Ciee, Coep, IBDH e o Centro Salesiano do Aprendiz (Cesan).

Objetivo

O objetivo, segundo o autor do projeto, Péricles Rocha de Sá Filho, auditor fiscal do Trabalho, é acabar com todo tipo de trabalho realizado por crianças e adolescentes nas feiras livres. Segundo ele, uma das maiores barreiras é a falta de consciência da população.

"Muitas pessoas acreditam que só há dois caminhos para as crianças em risco social: ou trabalham ou vão cometer crimes. Isso não é verdade ! Há muitas possibilidades, só precisamos oferecer as oportunidades", diz, com a experiência de quem coordena o setor de Trabalho Intantil da Superintendência Regional do Ministério da Economia e do Trabalho no Estado. 

"Vigiar carros, carregar compras, ajudar no transporte dos produtos ou na montagem das barracas são exemplos de trabalho precário, que expõem meninas e meninos a acidentes, a problemas de saúde, ao tráfico de drogas e à exploração sexual", diz o referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da capital, Thauan Pastrello, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Ele disse que, em ações piloto do projeto, já foram encaminhados para estágios, por meio do Instituto Formar, 22 adolescentes. O projeto é baseado no Programa Adolescente Aprendiz, que visa à inserção de estudantes a partir de 14 anos de idade no mercado de trabalho formal, conforme prevê a Lei 10.097/2000. A diferença é o público alvo do projeto, que são menores que já realizam atividades precárias.

Conscientização

A ação deste sábado também tem por objetivo conscientizar feirantes e fregueses para a importância do combate ao trabalho infantil, dos riscos para crianças e adolescentes e as consequências para toda a sociedade. Para isso, equipes da Semas - especialmente da Abordagem Social, do Peti e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) - e das organizações parceiras do projeto estarão conversando com a população, das 9 às 12h.

Para as crianças, é realizado outro tipo de trabalho.

"Vamos orientar a família e fazer os encaminhamentos para os Creas, onde poderão encontrar benefícios sociais e serviços da rede socioassistencial, como os Serviços de Convivência Cajun", explica Thauan. Ele lembra que o trabalho infantil contribui para a queda no nível de escolarização da população mais jovem e em extremo risco social, comprometendo o futuro de toda a sociedade.

"Pesquisas mostram que, quando adulto, os pequenos trabalhadores tendem a ocupar postos de trabalho precários, com poucas condições de segurança, sem direitos garantidos e com baixa remuneração", diz. (As informações são da Secom/PMV)

Leia também:

Circuito de Vôlei de Praia vai agitar Vitória no final de semana
Prefeitura de Vitória conscientiza sobre o trabalho infantil
Procon de Vitória abre cadastro para mutirão de quita dívidas
Prefeito Pazolini entrega mais uma casa moradora do Bonfim
Vitória abre neste sábado mais 1.200 vagas para vacinação
Evento online vai orientar jovens a empreender com sucesso
Prefeito Pazolini visita obra do CMEI Rubens Vervloet Gomes
Procon de Vitória realiza mutirão para ajudar endividados
Vitória já aplicou mais de 200 mil doses da vacina contra covid
Prefeitura entrega nova escadaria da Basílica Santo Antônio
Em Vitória, um estudante com 103 anos está na sala de aula
Pazolini visita obras de saneamento e lazer na Poligonal 1
Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória

TAGS:
PARÓQUIA | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS