EDUCAÇÃO

Vitória premia vencedores de concurso de redação e OBMEP

Vitória: Vencedores de concurso de redação e medalhistas da olimpíada de matemática.

Em 17/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O prefeito Lorenzo Pazolini falou da importância do avanço na vacinação contra a Covid-19 para proporcionar momentos como esses aos estudantes.

Estudantes da rede municipal de Vitória fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e no concurso de redação organizado pela Academia Feminina Espírito Santense de Letras em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Ao todo, 36 estudantes do 4º ao 9º ano receberam as premiações na tarde desta quinta-feira (16), no auditório da Prefeitura de Vitória, com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini e da Secretária de Educação, Juliana Rohsner.

“É um prazer recebê-los num momento de reconhecimento, de congratular as famílias e as crianças com um horizonte à nossa frente. Iniciamos o ano com um grande desafio. Estabelecemos um marco e uma prioridade número 1 da cidade: vacinação. Com afinco, dedicação e empenho, uma equipe que trabalhou vacinando sábado  domingo e feriados, Vitória hoje é a capital com a população mais vacinada do Brasil. Esse impulso da vacinação nos deu condição de manter as unidades de ensino abertas, diminuindo os danos nas vidas dos nossos estudantes. Fizemos e mostramos que podemos conciliar o ensino com a preservação da vida, tendo responsabilidade social para dialogar com as famílias, proporcionando uma já ela de oportunidades para os nossos estudantes”, destacou o prefeito.

Pazolini lembrou ainda os investimentos feitos na rede municipal de educação neste primeiro ano de gestão: obras, reformas, reparos, manutenções e outras intervenções já foram realizadas ou estão em andamento em 53 das 102 unidades de ensino de Vitória.

“Quero agradecer a vocês pela presença, é a primeira vez que essa cerimônia é realizada aqui, onde ela deve acontecer. Teremos um ano de 2022 com uma segurança sanitária maior, com a população mais vacinada e uma verdadeira revolução na educação de Vitória”, completou.

Dedicação

As famílias e os estudantes premiados dividiram a emoção de receber o prêmio do concurso de redação ou a medalha na Olimpíada de Matemática.


O prefeito Lortenzo Pazolini diz que teremos um ano de 2022 com uma segurança sanitária maior, com a população mais vacinada. Foto: Leonardo Silveira/PMV

Vencedora do 7º ano, a estudante Kérollyn Pires Ferreira Dão, da Emef Eunice Pereira Silveira, não conseguia esconder a surpresa pelo resultado conquistado.

“Foi muito bom ser aplaudida aqui, ouvir meu nome, ir lá na frente, é uma sensação muito boa. É o primeiro concurso que eu participo, meu coração está alegre de receber a premiação”, contou.

A mãe, a agente comunitária de saúde Keisy Pires dos Santos registrou cada momento ao lado da filha.

“Ela não acreditava muito nela. Quando ela fez essa redação, ela não achou que fosse passar, mas hoje o resultado veio. Eu também estou muito feliz e orgulhosa da minha filha”, afirmou.

Atendida pela turma de altas habilidades na Emef Álvaro de Castro Mattos, a estudante Olivia Hott de Oliveira foi uma das medalhistas de ouro na Olimpíada de Matemática.

“Foi legal. Quando chegou a prova, eu nem sabia que era Olimpíada, fui saber só depois. Gostei de participar, gostei muito,” disse ela, segurando a medalha recebida.

Quem também brilhou e conquistou medalha de ouro foi o estudante Vinicius Brito dos Santos, da Emef Marieta Escobar.

“Gostei de participar, estou feliz e orgulhoso. Ano que vem eu vou de novo”, disse ele.

Orgulhosa também estava a mãe, Ana Maria de Castro Brito, operadora de caixa.

“Estou muito feliz, ainda mais que ele ficou em primeiro lugar,  é uma conquista, nossa... sem palavras, maravilhoso e muito gratificante estar aqui com meu filho,” falou com os olhos cheios de lágrimas.


A secretária Juliana Rohsner destacou o trabalho dos profissionais da Educação de Vitória e as conquistas dos estudantes. Foto: Leonardo Silveira/PMV

Compromisso

A secretária Juliana Rohsner destacou o trabalho dos profissionais da Educação de Vitória e as conquistas dos estudantes.

“É uma honra estar de mãos dadas com a Academia Feminina Espírito Santense de Letras. Foi um ano complexo, as escolas viveram o processo de se reinventar ao longo do ano com os nossos estudantes e crianças de volta às salas de aula. É, de fato, celebrar estar aqui nesta tarde com esses estudantes que estão aqui para nos lembrar do nosso compromisso, do nosso sentido de ser enquanto educadores. Quero agradecer ao prefeito Lorenzo Pazolini pelo investimento que tem feito na Educação.”

Subsecretária de Gestão Pedagógica da Seme, Luana Lemos também parabenizou os estudantes pelas conquistas.

“Estou emocionada, depois de dois anos de pandemia, hoje é um momento de conquista para a Educação. Viemos até aqui após mais um ano desafiador para profissionais e estudantes. Nosso coração se enche de esperança de que os próximos dias serão melhores e que possamos trazer ações pedagógicas potentes, capazes de fazer a diferença nesse município. Língua Portuguesa e Matemática são dois componentes curriculares muito importantes e quero prestar uma homenagem aos nossos servidores, professores, pedagogos, diretores, é o esforço de cada um que traz sentido e significado a este momento”, ressaltou.

Redação

O concurso de redação foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e a Academia Feminina Espírito Santense de Letras. Os objetivos eram incentivar a leitura e a pesquisa; desenvolver habilidades da escrita criativa; estimular novos escritores e o uso das bibliotecas escolares.

“É motivo de grande alegria ter os estudantes aqui, protagonistas desta tarde. Agradeço em especial a seus respectivos professores e professoras, diretores e diretoras, que trabalharam para que esse momento se concretizasse. São essas ações que nos dão orgulho de sermos cidadãs e cidadãos de Vitória. Desenhar o futuro é apostarmos em vocês e todos os nossos estudantes que aqui estão já são mais que vencedores”, congratulou a presidente da Academia Espírito Santense de Letras, Neusa Glória dos Santos.

Ao todo, participaram 14 turmas do 6º ao 9º ano, contabilizando cerca de 350 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Álvaro de Castro Matos (Jardim da Penha), Neusa Nunes Gonçalves (Nova Palestina), Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D’Arc) e a Emef TI Professora Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro).

Os participantes redigiram textos com os temas: “Minha vida em Vitória”, para os 6º e 7º anos, e “Desenhando meu futuro”, para os 8º e 9º Anos. Foram 31 redações classificadas e avaliadas por integrantes da Academia Feminina Espírito Santense de Letras. Como resultado final, 12 estudantes foram selecionados como 1º, 2º e 3º lugares de cada ano. Confira abaixo os vencedores.

Olimpíada

A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - Nível A é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A competição objetiva a difundir e estimular o estudo e a cultura matemática, assim como identificar novos talentos e promover a inclusão social a partir do conhecimento. O seu público alvo são estudantes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras, abrangendo também a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em turmas que correspondam ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental, ou seja, o Conclusivo do 1º Segmento, no caso de Vitória.

A prova, elaborada pelo IMPA consistiu em 15 questões que envolviam raciocínio lógico e criatividade e foi realizada em 28 de outubro deste ano. A organização local ficou sob a responsabilidade da Coordenação de Práticas Integradoras, da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, e a aplicação e correção das provas foram realizadas por professoras e professores das unidades de ensino inscritas.

Em Vitória, tivemos a participação de estudantes de 60 turmas de 14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Realizaram a prova dois estudantes do Conclusivo 1º Segmento da EJA; 540 do 4º ano e 568 do 5º ano, perfazendo um total de 1.110 participantes. Destes, 24 ficaram entre os três primeiros colocados.

Concurso de Redação

6º Ano

  • 1º lugar: Damilly Alves da Silva, Emef Vercenílio da Silva Pascoal
  • 2º lugar: Isabelly Victória de Carvalho, Emef Neusa Nunes Gonçalves
  • 3º lugar: Mirelly dos Santos Conceição, Emef Neusa Nunes Gonçalves

7º Ano

  • 1º lugar: Kérollyn Pires Ferreira Dão, Emef Eunice Pereira Silveira
  • 2º lugar: Isabella Solano de Brito Elias, Emef Álvaro de Castro Mattos
  • 3º lugar: Ana Júlia Almeida Cardoso, Emef Eunice Pereira Silveira

8º Ano

  • 1º lugar: Arthur Grugiki Tesch, Emef Eunice Pereira Silveira
  • 2º lugar: Maria Eduarda Gregório Costa, Emef Eunice Pereira Silveira
  • 3º lugar: Maria Isabel Guerra Pinto, Emef Eunice Pereira Silveira

9º Ano

  • 1º lugar: Kaylani Bento de Souza, Emef Eunice Pereira Silveira
  • 2º lugar: Saymon Mariano da Silva Will, Emef Eunice Pereira Silveira
  • 3º lugar: Giovanna Barros Barcellos Bicalho, Emef Álvaro de Castro Mattos

Olimpíada de Matemática

4º Ano

1º lugar

  • Tiago Bubach Carvalho, Emef Arthur da Costa e Silva

2º lugar

  • Heitor Almeida dos Santos, Emef Octacílio Lomba
  • Miguel Coelho Colli, Emef Arthur da Costa e Silva

3º lugar

  • Ana Luiza Rosa Duarte Manso, EmefCustódia Dias de Campos
  • Arthur Tigre Belshoff, Emef Álvaro de Castro Mattos
  • Beatriz Oliveira de Jesus, Emef Éber Louzada Zipinotti
  • Davi Andrade de Oliveira, Emef Octacílio Lomba
  • Davi Cardoso Borbas Barbosa, Emef Octacílio Lomba
  • Felipe Cunha Viana de Olveira, Emef Éber Louzada Zipinotti
  • Gabriel Galon Xavier Padilha, EmefArthur da Costa e Silva
  • Khawan de Oliveira Breda, EmefÁlvaro de Castro Mattos
  • Lucas Fernando C. B. Maciel, Emef Custódia Dias de Campos
  • Marina Santos Lira, Emef Éber Louzada Zipinotti
  • Mellanie Hellene Kuster Bodart, Emef Custódia Dias de Campos
  • Murilo Valério, Walli, Emef Arthur da Costa e Silva
  • Pietro Guilherme Coslop Moreira, Emef Éber Louzada Zipinotti

5º Ano

1º lugar

  • Danilo Christo Silva, Emef Éber Louzada Zipinotti
  • Olivia Hott de Oliveira, Emef Álvaro de Castro Mattos
  • Vinicius Brito dos Santos, Emef Marieta Escobar

2º lugar

  • Cauã da Rocha Gonçalves, Emef Éber Louzada Zipinotti

3º lugar

  • Bernardo Silva Ramos, Emef Custódia Dias de Campos
  • Estéfano Poton Ribeiro, Emef Éber Louzada Zipinotti
  • Manuela Santana Ferrari, EmefZilda Andrade
  • Nicollas Juvêncio Nascimento, Emef Eunice Pereira Silveira.

Leia também:

Inep divulga lista de estudantes que estão regulares no Enade
Educação: ​Vila Velha faz repasse de R$5 mil para profissionais
Quem pediu reaplicação do Enem já pode consultar resultado
Linhares divulga a classificação de pré-matrícula para 2022
Resultados do Encceja 2020 já estão disponíveis para consulta
Alunos de Viana recebem prêmios do V Concurso de Desenho
A Parcela da Bolsa de Iniciação Científica começa a ser paga
Aracruz terá duas escolas em tempo integral a partir de 2022
Festa da Biblioteca Encantada leva mais imaginação à escola
Aluna de Serra vence Prêmio Nacional do MPT Escola 2021

TAGS: 
VITÓRIA | MEDALHAS | ESTUDANTES | EOLIMPÍADA | MATEMÁTICA | REDAÇÃO