EDUCAÇÃO

Vitória: Projeto ensina as crianças a fabricar tinta ecológica

O projeto de arte é desenvolvido com as crianças do Cmei Maria Goretti Coutinho Cosme.

Em 13/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Os trabalhos estão sendo coordenados pelas professoras Tânia Aguiar e Zelita Souza, com apoio da assistente Eli Mendes e com colaboração de toda a equipe pedagógica da unidade de ensino.

Estudar a arte rupestre e os elementos naturais, estimular a criatividade e desenvolver autonomia. Esses são os objetivos do projeto de Arte "O futuro é hoje: os materiais e suas possibilidades criativas", desenvolvido com as crianças dos grupos 3, 4, 5 e 6, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Goretti Coutinho Cosme, no bairro Cruzamento.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelas professoras Tânia Aguiar e Zelita Souza, com apoio da assistente Eli Mendes e com colaboração de toda a equipe pedagógica da unidade de ensino. Para dar início ao projeto, foi realizada a oficina "A Cor da Natureza: fabricação de tinta ecológica", com as crianças dos grupos 5 e 6 do tempo integral.

Por meio da oficina, os pequenos aprenderam a fabricar tinta ecológica, utilizando diversos materiais naturais, como: terras, carvão, beterraba, espinafre, açafrão, colorau e casca de ovo. A professora Tânia Aguiar contou que as crianças ficaram à vontade para escolher a tinta que queriam fazer, o que pintar e como pintar.

Inclusive, a ideia de utilizar terra na composição da tinta surgiu porque as crianças têm o hábito de brincar com a terra situada em volta da mangueira, que fica na área externa do Cmei.

"A ideia foi de fazer uma oficina de fabricação de tinta com elementos da natureza, que contemplaria tanto o processo de experimentação dos materiais quanto a importância da natureza em nossas vidas, já que tudo que precisamos retiramos dela", explicou a professora Tânia.

Criatividade e autonomia

A professora contou ainda que, além de trabalhar os elementos da arte como cor, forma, materialidade, estética e questões ambientais, por se tratar de uma atividade criada com materiais naturais e não estruturados, ela estimula a criança a potencializar sua criatividade, a resolver problemas e a desenvolver mais autonomia.

Como a temática da oficina era a arte, foi acrescentado mais um tema a ser abordado: a arte rupestre, em função dos materiais naturais e da relação do ser humano pré-histórico com a natureza, fazendo um comparativo com a forma que vivemos atualmente.

A pequena Júlia Rosa gostou da experiência de fazer tinta com materiais naturais.

"Gostei de como que a gente vai fazer um material, assim, para pintar. Não sabia que era possível usar coisas da natureza para pintar de verdade", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

MEC lança plataforma virtual para formação de professores
Escola de Colina da Serra está com vagas para Educação Infantil
Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação
Enem: candidatos têm até sexta para pedir isenção de taxa
Sedu libera mais de R$ 18 milhões aos Conselhos de Escola
Fies: 127 mil estudantes solicitaram renegociação de dívidas
Alunos da Serra recebem premiação em concurso nacional
Aracruz: Psicólogos e assistentes sociais vão atuar nas escolas
Capes disponibiliza bolsas para instituições de ensino superior
Linhares: Escola promove treinamento de primeiros socorros

TAGS:
ESCOLAS | PROJETO | VITÓRIA | TINTA ECOLÓGICA | ARTE