EDUCAÇÃO

Vitória: Projeto trabalha origem, cultura e as riquezas do ES

O projeto educacional vai ser desenvolvido na Cmei Zélia Viana de Aguiar, em Santa Luzia.

Em 25/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

Todas as turmas do Cmei participaram do evento de abertura, que foi possível graças a um trabalho coletivo dos profissionais da unidade de ensino.

"Pedacinhos do Espírito Santo: Uma viagem pelo nosso estado" é o nome do projeto educacional que será desenvolvido neste ano no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zélia Viana de Aguiar, que fica em Santa Luzia. O projeto ganhou abertura oficial na manhã desta quinta-feira (24), garantindo alegria, diversão e aprendizado para as crianças.

Todas as turmas do Cmei participaram do evento de abertura, que foi possível graças a um trabalho coletivo dos profissionais da unidade de ensino. Durante o evento foi exibido um vídeo que apresentou para os pequenos o hino do Espírito Santo, junto com imagens marcantes do território capixaba.

O show ficou por conta das crianças do grupo 6. Vestidos a caráter, eles fizeram apresentações que representaram a cultura e a diversidade do povo capixaba. Teve fantasia de arara azul, mestres da capoeira, catadores de café, indígenas e imigrantes italianos e portugueses. Sempre com trilha sonora característica de cada grupo.


Foto: Luis Oliveira/PMV

A pequena Sophie Ribeiro contou que ficou feliz de contribuir com a apresentação.

"Foi muito especial, eu gostei muito da oportunidade de representar os índios". Já a Laura Torres, aproveitou a experiência para conhecer mais sobre a origem do povo capixaba.

"Eu gostei muito porque aprendemos que pessoas de outros países vieram para Vitória", disse.

Satisfação

Simone Egias, professora responsável por coordenar a animada apresentação do grupo 6, junto a professora Rose Virginio, ficou orgulhosa com a participação dos pequenos.

"Ficamos felizes de vê-los animados e participando da apresentação. Este é só o começo do nosso projeto! Muitas atividades ainda serão realizadas, com foco sempre na aprendizagem das crianças", afirmou.

Pedacinhos do Espírito Santo

A diretora da unidade de ensino, Maria Jailma, falou sobre a escolha do tema do projeto institucional.

"Vivemos em um Estado culturalmente diverso, que dispõe de um valioso patrimônio histórico-arquitetônico, e um inegável legado histórico, que se renova diariamente por meio das inúmeras manifestações culturais. Por meio do projeto, queremos fomentar e dar visibilidade a toda essa riqueza, assim como possibilitar a identificação e o conhecimento das diferentes feições culturais, representativas da nossa diversidade", destacou. (Secom/PMV)

Leia também:

Estudantes têm até agosto para renegociar dívidas do Fies
Aracruz: Ações contra o bullying são realizadas em escola
Sedu realiza encontro formativo para uso das salas Google
Estudantes participam de ações no Parque Vale do Mulembá
MEC divulga hoje (21) o resultado da 2ª chamada do Prouni
ES abre chamada aos municípios para aderirem ao PROETI
Fies divulga a lista de pré-selecionados para o programa
Mostra de Robótica apresenta novas possibilidades a alunos
Cursos de idiomas: inscrições terminam nesta sexta-feira (18)
Aracruz anuncia inscrições do curso de redação para o Enem

TAGS:
VITÓRIA | PROJETO | PEDACINHOS DO ESPÍRITO SANTO | CULTURA | RIQUEZAS