CULTURA

Vitória realiza a entrega da Comenda Maurício de Oliveira

Luciano Rezende relembrou os tempos em que foi aluno de violão de Maurício de Oliveira.

Em 12/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

A abertura da solenidade ficou por conta do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que relembrou os tempos em que foi aluno de violão do violinista Maurício de Oliveira.

A cerimônia de entrega da Comenda Maurício de Oliveira ocorreu na noite da última quinta-feira (10), em Vitória, pela primeira vez on-line. Criada para ser concedida a cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura da cidade, os homenageados de 2020 foram: Bernadette Lyra, Chico Lessa, Dona Laura Felizardo (post-mortem), Margarete Taqueti, Renato Santos e Sérgio Blank (post-mortem).

Além dos homenageados, a honraria virtual contou com a presença das filhas do violinista Maurício de Oliveira, da família, amigos e colegas dos homenageados, do prefeito Luciano Rezende e do secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Cada homenageado da noite irá receber uma estátua de Maurício de Oliveira, assinada pelo artista Fernando Poletti, e o título honorífico da Comenda.

Abertura

A abertura da solenidade ficou por conta do prefeito Luciano Rezende, que relembrou os tempos em que foi aluno de violão do violinista Maurício de Oliveira. Faltando 20 dias para o encerramento da gestão, Luciano relembrou os grandes projetos nas áreas de arte e cultura realizados durante estes últimos oito anos.

Um dos destaques é a obra do projeto A Arte é Nossa na Ilha do Príncipe, que mudou a entrada da capital.

Citando Ferreira Gullar com a frase "a arte existe porque a vida não basta", o prefeito completou:

"Todos os nossos esforços nestes oito anos foram fazer com que a arte esbarrasse no cotidiano das pessoas. Sinto que encerramos essa caminhada com o dever cumprido. A cultura é espetacular como ferramenta transformadora no coração de homens e mulheres. Faz com que a cidade se torne sensível, agregue as pessoas, faz com que lembremos de valores tão necessários, como viver em sociedade, o respeito à diversidade, ao pensamento diferente", afirmou o prefeito Luciano Rezende.

Família de Maurício de Oliveira

As filhas do violinista, Eloísa e Ludmila, não esconderam a felicidade de ver novamente a imagem do pai sendo relembrada numa solenidade tão importante para a cultura capixaba.

"Tenho certeza que Maurício está felicíssimo em emprestar o nome a personalidades desse quilate. Não tem como não estar feliz", conta Ludmila.

Entregas

A distância física não impediu que os homenageados mostrassem parte de sua trajetória enquanto aguardavam o início da cerimônia. Chico Lessa aproveitou o tempo antes da cerimônia começar para mostrar uma palhinha de seu trabalho musical, premiado em diversos festivais no Espírito Santo e no Brasil.

Bernadette Lyra iniciou seu agradecimento recitando um poema.

"Essa Comenda é um presente pra minha velhice. Essa honraria me cobre de alegria e felicidade", agradeceu a escritora.

Chico Lessa foi o segundo homenageado da noite. Relembrou os tempos que teve aula de violão com Maurício de Oliveira no Álvares Cabral e disse ser uma honra receber em vida uma homenagem desse porte.

O filho de Laura Felizardo, Paulo Fernandes, recebeu a homenagem em nome da mãe, que faleceu em julho deste ano. Apesar da partida, Paulo lembrou o legado deixado por Dona Laura para a cultura popular capixaba.

"Sei que ela vai estar muito feliz podendo iluminar todos nós nesta caminha. Essa menina-senhora que levou nossa representatividade para o mundo", disse.

O comendador Renato Santos fez uma referência à sua trajetória de vida, relembrando os professores que marcaram toda a sua formação. Lembrou ainda que ele vem representando o Morro da Fonte Grande, com a primeira escola de samba, a primeira banda de congo e a única Folia de Reis do Centro de Vitória.

"Maurício esteve muito presente na minha carreira. Me sinto honrado em receber essa honraria", contou.

A quinta homenageada foi Margarete Taqueti, que dedicou a Comenda aos colegas da arte e da cultura que a acompanharam durante toda a vida. Para ela, a cultura tem esse caráter agregador, em que todos se unem em prol de um ideal.

"Queria dividir este prêmio com Glecy Coutinho, que sempre foi minha parceira no Audiovisual. Eu estou extremamente emocionada e honrada", agradeceu.

O sexto homenageado foi o escritor Sérgio Blank, falecido em 2020. A irmã Nilceia Blank Pádua recebeu o prêmio e lembrou o quanto o irmão admirava as canções de Maurício de Oliveira. Nesse momento, mostrou um livro, que pertencia a Sérgio, sobre o violinista.

"Meu irmão era uma pessoa que respirava poesia, amava e vivia de poesia. Dedico a ele a "Canção da Paz", de Maurício de Oliveira, em agradecimento a essa Comenda tão linda", ressaltou.

Emoção

O secretário Francisco Grijó agradeceu a presença de todos e conta que, nos cinco anos que esteve à frente da Semc, um momento sempre marcado pela emoção é a entrega da Comenda Maurício de Oliveira.

"Eu sempre me emociono, parabéns a todos", encerrou, convidando a família de Maurício para as últimas palavras.

"Olhando vocês todos que receberam essa Comenda, olha quanta luz, quanta cultura há em torno de cada trabalho. Estou honradíssima e garanto que meu pai mais ainda. Ele é um símbolo do Espírito Santo, de Vitória. Essa é a riqueza que nosso povo tem. Desejo muita felicidade a todos os comendadores", desejou Ludmila, encerrando a solenidade. (Com informações da Prefeitura de Vitória)