SAÚDE

Vitória realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes

Para marcar a data, unidades de saúde desenvolveram várias atividades nesta sexta-feira (12).

Em 12/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

No próximo domingo (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A doença, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atinge quase 7% da população brasileira, mais de 13 milhões de pessoas.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, o que ocasiona altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Dados

Em Vitória, há 17.645 pacientes cadastrados nas unidades de saúde, em acompanhamento. De janeiro a setembro de 2021, foram realizados 23.310 atendimentos e, de acordo com os dados do Vigitel, 2019, 6,4% da população adulta referiram diagnóstico para diabetes.

Ações

Para marcar a data, as unidades de saúde desenvolveram uma série de atividades nesta sexta-feira (12).

Na Unidade de Saúde Jesus de Nazareth foram ofertados exames de glicemia, orientações sobre a doença e distribuição de material informativo. O objetivo da ação é promover educação em saúde aos pacientes que aguardam atendimento ou buscam medicações regulares na farmácia, e promover cuidados programados àqueles que demandam intervenções.


Foto: André Sobral/PMV

Já em Resistência, teve ação de conscientização e prevenção à diabetes, com aferição de glicemia capilar e pressão arterial; café da manhã saudável, com abordagem e orientações sobre alimentação saudável; e avaliação antropométrica, para rastreamento de grupo de risco.

Na Unidade do Centro de Vitória, teve atividade física, medição de glicemia capilar e aferição de pressão arterial; distribuição de material informativo sobre controle de glicemia e demais cuidados às pessoas com diabetes.

Serviço

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) oferta à população, nas 29 unidades de saúde da capital, serviços de prevenção ao diabetes, inclusive, encaminhamentos para especialistas, quando a situação exige.

Além disso, também promove ações de educação em saúde e disponibiliza medicamentos, exames laboratoriais, glicosímetros e insumos para o automonitoramento. (Secom/PMV)

Leia também:

Novembro Azul em Linhares: diversas ações até o final do mês
> O que é mieloma múltiplo, causa da morte da Cristiana Lôbo
Residentes abordam a importância da prevenção do Diabetes
InfoGripe destaca tendência de aumento de SRAG em crianças
Vila Velha abre agenda para vacinação nesta sexta-feira (12)
Vitória promovem ações de prevenção e saúde do homem
Cariacica vai ampliar os locais de vacinação sem agendamento
Anvisa autoriza fábrica argentina a produzir insumo para vacina
Vila Velha abre agenda para vacinação nesta quinta-feira (11)
Brasil recebe mais 1,7 milhão de doses da vacina da Pfizer

TAGS:
VITÓRIA | UBS | DIABETES | AÇÕES | SEMUS