POLÍTICA CAPIXABA

Vitória recebe 2 CRJs em São Pedro e no Território do Bem

O Governador do Estado inaugurou, nessa terça (28), os CRJ São Pedro e Território do Bem.

Em 29/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rodrigo Araujo/Governo-ES

Os equipamentos vão oferecer gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, passeios, passagens interestaduais, entre outras atividades.

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nessa terça-feira (28), os Centros de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro e Território do Bem, em Itararé. Os CRJs - principal projeto do eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida - já começam a atender aos jovens de 15 a 24 anos nas sedes a partir desta quarta-feira (29).

Os equipamentos vão oferecer gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, passeios, passagens interestaduais, entre outras atividades. Os espaços contam com salas multiuso, laboratório temático, sala de computador e de dança, além de equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.

“Com essas inaugurações, já foram implantados 11 dos 14 CRJs previstos para todo o Estado. Esse é um programa robusto que dá oportunidade aos jovens que mais necessitam. Quando vemos um jovem subir ao palco e se expressar, vemos a importância de políticas públicas na luta dessas juventudes que vivem as dificuldades em seu dia a dia. As políticas públicas podem e devem mudar a vida das pessoas. Os desafios são muitos, mas estamos dando passos adiante”, afirmou o governador Casagrande.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou que este é o maior investimento nas juventudes em todo o Estado.

“Estamos muito alegres de estar aqui nestas importantes entregas. Quando a gente chegou no Governo, as pessoas não acreditaram que os CRJs eram possíveis de serem implantados. Elas não acreditavam nesse sonho das juventudes. Estamos alegres de voltar aos municípios com os CRJs. O governador acreditou nesse projeto que parecia impossível. Além dos Centros, temos agora o Plano Estadual das Juventudes e o Fundo Estadual”, enfatizou.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Território do Bem é fruto do trabalho do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Ateliê de Ideias, definido após ampla seleção pública. Já o CRJ São Pedro está sendo executado em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

“Essa comunidade do Território do Bem é linda demais. E essas juventudes, o Fórum de Juventudes, os coletivos são impressionantes por suas potencialidades. Essa juventude está chegando com uma garra incrível. Ter um equipamento como o CRJ aqui vai mesmo transformar realidades”, disse a diretora-presidente do Ateliê de Ideias, Leonora Mol.

“A entrega do CRJ São Pedro é uma oportunidade de atuar diretamente na vida dos jovens da comunidade. A política pública implementada pelo governo com este projeto dialoga com as diretrizes do Instituto Brasil de Cultura e Arte, que é fomentar a educação e a cultura, além de oportunizar novas possibilidades para a juventude do Espírito Santo”, comentou a produtora executiva do IBCA, Larissa Delbone.

As solenidades contaram com a presença de diversas autoridades, bem como a apresentação de vários artistas locais.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Estão em funcionamento, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus, Guarapari, Linhares, Colatina e Novo Horizonte, na Serra. Em breve, haverá novas unidades em Cariacica e em Vila Velha. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Governador entrega obras e anuncia investimentos em Irupi
São Mateus recebe obras e investimentos do Governo ES
Governo do Estado inicia as obras do viaduto de Carapina
Viana recebe novos investimentos do Governo do Estado
Governo anuncia repasse para escolas e novo CRAS na Serra
Governo do Estado anuncia novos investimentos em Colatina
Governo do ES anuncia novos investimentos em Ibiraçu
Governo do Estado anuncia novos recursos em Aracruz
Governador anuncia novos investimentos em Ecoporanga
Apiacá vai receber novos investimentos do Governo do ES
Governo ES anuncia investimentos em Bom Jesus do Norte

TAGS:
GOVERNO/ES | CRJ | VITÓRIA | SÃO PEDRO | TERRITÓRIO DO BEM