EDUCAÇÃO

Vitória suspende aulas presenciais para 6º ao 9º ano e EJA

A mudança ocorre de acordo com a portaria 107-R/2021, do Governo do Estado do ES.

Em 29/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), retornarão ao ensino remoto emergencial a partir desta segunda-feira (31). A mudança ocorre de acordo com a portaria 107-R/2021, do Governo do Estado.

Segundo as regras estabelecidas pelo governo estadual, em risco vermelho podem estar presencialmente na escola apenas as crianças do Ensino Infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Ensino remoto

No ensino remoto emergencial, os estudantes estão sendo atendidos por meio dos roteiros de estudo impressos, retirados nas unidades de ensino, ou ainda acessando a plataforma AprendeVix, com atividades, conteúdo e interação dos estudantes com o professor na sala de aula virtual.

As equipes das unidades de ensino estão empenhadas em manter o vínculo com esses estudantes, por isso, o contato e o atendimento a essas turmas são feitos por meio de chamadas de vídeo, ligação telefônica, encontros virtuais e aulas no Google Meet, atendimentos por grupos de WhatsApp, entre outros recursos.

Como ficam as aulas em Vitória

Educação Infantil: grupos 5 e 6 em aulas presenciais, sem revezamento;

Ensino Fundamental, anos iniciais: turmas do 1º ao 5º ano em aulas presenciais, com revezamento dos grupos azul e laranja;

Ensino Fundamental, anos finais: turmas do 6º ao 9º ano no ensino remoto emergencial a partir de segunda-feira (31);

Educação de Jovens e Adultos: no ensino remoto emergencial a partir de segunda-feira (31).

Ambiente de baixo risco

A Sociedade Espíritossantense de Pediatria (Soespe) e a Sociedade de Infectologia do Espírito Santo (Sies) recomendam o retorno às aulas presenciais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.

As entidades apontam ainda estudos para explicar que a taxa de transmissão entre as crianças e de crianças para professores, mesmos nos locais onde houve retorno das aulas, inclusive no Brasil, têm se mantido baixas.

Os dados registrados pelas escolas de Vitória na plataforma “Escola Segura”, que monitora os casos nas unidades de ensino, mostraram que, no período de 10 a 28 de maio, houve 12 casos confirmados entre estudantes, o que corresponde a 0,07% do total que estava em sala de aula, e 24 casos entre profissionais, uma proporção de 0,4% entre os que retornaram às atividades presenciais.

Todos os casos vem sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária de Vitória, que constatou que, até o momento, não houve contaminação cruzada nas unidades de ensino, nem de professor para estudante ou vice-versa, nem de um profissional para outro.

“O autocuidado é muito importante no dia a dia. Não podemos nos esquecer de usar sempre a máscara, de não compartilhar objetos, de higienizar as mãos, de manter o distanciamento. O ambiente da escola é seguro, mas não podemos relaxar no cuidado pessoal e na orientação aos estudantes”, destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Praça da Ciência fecha

A Praça da Ciência, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, receberá visitantes por agendamento até este domingo (30). A partir de segunda-feira (31), também devido ao novo decreto do Governo do Estado, a praça ficará fechada para visitantes.

Leia também:

Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza

TAGS:
ARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERN