CIDADE

Vitória tem 2º menor prazo do país na abertura de empresas

A capital capixaba registra o segundo prazo mais curto do país para abertura de empresas

Em 25/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Logo que a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini assumiu a Prefeitura, foi colocado em prática um plano de fazer de Vitória uma cidade que estimula o empreendedorismo.

Em Vitória, o tempo necessário para a abertura de uma empresa ao final do terceiro quadrimestre de 2022 foi de 5 horas. Com esse resultado, a capital capixaba registrou o segundo prazo mais curto do país.

Os dados fazem parte do Mapa de Empresas elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

O prazo médio necessário para abrir uma empresa em Vitória no último quadrimestre do ano foi reduzido em 1 hora em relação ao final do segundo quadrimestre do ano. Também foi reduzido em 18 horas na comparação com o último quadrimestre de 2021.

O tempo para abertura de empresas no País é, em média, de 1 dia.

Os dados fazem parte do Mapa de Empresas elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no País e ao tempo médio necessário para abertura de empresas. De acordo com o Mapa, o terceiro quadrimestre de 2022 encerrou com 20.191.290 empresas ativas, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI).

Medidas

A atual gestão da Prefeitura de Vitória já adotou uma série de medidas para estimular a atividade econômica na Capital. Uma delas foi a prorrogação por mais cinco anos do benefício que reduziu a alíquota do ISSQN de 5% para 2% para as atividades que já estejam instaladas ou que venham a se instalar no Centro de Vitória e que forem consideradas relevantes para o projeto de revitalização da região.

A iniciativa beneficia empresas que atuam em diversos setores, como seguros, arquitetura, urbanismo, ensino, advocacia, contabilidade, estacionamento, dentre outras. 

A isenção do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pelo período de cinco anos para imóveis que atenderem aos requisitos da Lei de Retrofit também está prevista. O objetivo é modernizar as edificações do bairro, preservando suas características históricas originais, dando novas destinações dos imóveis, fomentando as atividades no bairro e atraindo uma maior ocupação populacional.

Logo que a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini assumiu a Prefeitura, foi colocado em prática um plano de fazer de Vitória uma cidade que estimula o empreendedorismo.

Além da desburocratização do licenciamento de obras, um processo online que agora permite a aprovação de um empreendimento em até 48h, o município simplificou, por exemplo, o licenciamento ambiental.

A nova legislação ambiental, proposta pela atual gestão de Vitória, possibilitou a preservação e valorização da biodiversidade e, ao mesmo tempo, criou um ecossistema favorável para novos investimentos e para o desenvolvimento econômico da cidade.

Hoje, em Vitória, atividades com reduzido ou impacto ambiental insignificante são dispensados de licença ambiental. Atualmente, 335 atividades têm dispensa automática do documento. A Prefeitura lançou  o sistema automatizado, "LA + Simples", que desburocratiza a emissão da Licença Ambiental Simplificada (LAS), um importante avanço para a agilizar a obtenção do documento.

Os esforços para a desburocratização e simplificação das regras e procedimentos urbanísticos e ambientais têm criado um ambiente favorável ao empreendimento e a geração de emprego e renda.

Leia também:

Festival Cidade do Futuro movimenta capital de São Paulo
Coleta Vix: campanha de conscientização tem início em Vitória
Procon de Vila Velha dá dicas aos consumidores para o verão
Procon de Cachoeiro alerta para as práticas abusivas no verão
Jabaeté terá novas unidades de saúde e de ensino infantil
Beto Vieira e Ricardo Ferraço visitam o Hospital São Camilo
Prefeitura de Vitória implanta sinalização no acesso à 3ª Ponte
Todas as praias de Guarapari estão próprias para banho
Ibiraçu: Iluminação pública eficaz gera economia de 45%
Aracruz renova frota de veículos para atender demandas
João Neiva conta com 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)

TAGS:
VITÓRIA | PRAZO | ABERTURA DE EMPRESAS | MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO | MEI