EDUCAÇÃO

Vitória tem 8 mil vagas para estudantes de todos os níveis

São vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 26/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Para as famílias que ainda não possuem cadastro na rede municipal, basta procurar a secretaria escolar de uma Emef ou de um Cmei para fazer o registro da demanda.

Toda a rede municipal de ensino de Vitória tem, no total, 8.008 vagas abertas para estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Se o seu filho ainda não está matriculado ou se você não concluiu o ensino básico e deseja voltar a estudar, procure uma das 102 unidades de ensino da capital, pois as matrículas estão abertas.

Na Educação Infantil, para os grupos 1, 2, 3 e 4, ainda há 2.276 vagas disponíveis. Já nos grupos 5 e 6, são 748 vagas para crianças. Os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) podem receber mais 1.527 estudantes, enquanto os anos finais (6º ao 9º) ainda comportam 1.834.

Na EJA, o primeiro segmento oferece 332 vagas. Para o segundo segmento, são 1.291 vagas disponíveis.

"A rede de Vitória mantém a possibilidade de matrícula aberta o ano inteiro para todas as modalidades de ensino que ofertamos. As famílias que ainda têm crianças fora da escola ou quem está pensando em migrar para a rede pública, além das pessoas que já têm mais de 15 anos, mas ainda não concluíram o ensino básico, todos podem procurar a nossa rede e fazer o pedido de matrícula", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Idade

A rede municipal de ensino de Vitória oferta matrículas:

  • na Educação Infantil: para crianças a partir de 6 meses de idade até 6 anos completos a partir de 31/03/2021;
  • no Ensino Fundamental: do 1º ao 9º ano, para alunos com 6 anos de idade completos até 31/03/2021;
  • na Educação de Jovens e Adultos: para jovens e adultos com idade mínima de 15 anos e dois anos de distorção entre idade/ano escolar.

Como fazer a matrícula?

Para as famílias que ainda não possuem cadastro na rede municipal, basta procurar a secretaria escolar de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) ou de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para fazer o registro da demanda e indicar as unidades de ensino que são mais próximas do endereço fornecido pela família.

Para o cadastramento, é preciso apresentar CPF do pai, mãe ou responsável legal, comprovante de residência, documento de identificação do estudante e declaração de comprovação escolar para estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A chamada para a efetivação da matrícula ocorre de acordo com a posição na lista de cadastro.

Para a efetivação da matrícula:

  • documento de identificação e CPF da mãe ou pai ou responsável legal;
  • comprovante original e atual de residência no município de Vitória (IPTU ou contrato de locação, com reconhecimento de firma, ou recibo de compra e venda de imóvel, registrado em cartório, ou talão de água ou talão de luz ou talão de telefone fixo ou móvel pós-pago, ou TV a cabo ou boleto de condomínio) em nome do pai ou da mãe ou do responsável/ tutor/ guardião/ curador legal;
  • documento de identificação do estudante;
  • comprovante de escolaridade, através de histórico escolar ou de declaração escolar, a partir do 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos;
  • laudo médico para estudantes com Deficiências e/ou Transtornos Globais do Desenvolvimento;
  • apresentação de regularidade da vacinação, comprovada anualmente, por meio da Declaração da Situação Vacinal, obtida nos serviços de vacinação, pública ou privada.

EJA

Já quem estiver interessado em se matricular na Educação de Jovens e Adultos deve procurar uma das unidades de ensino levando consigo o histórico escolar (para quem tem Ensino Fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência.

Quem não possui o histórico realiza uma prova para classificação. Analisando seu desempenho, os professores avaliam em que etapa o estudante pode se integrar.

Leia também:

Alunos do 6º/9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo
Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão
Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza

TAGS:
ARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO