LAZER

Vitória tem espetáculo para família neste final de semana

Vitória vai ter um espetáculo ambiental para a família nesta sexta-feira (28) e sábado (29).

Em 28/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O "Miniteatro Ecológico" é um programa de educação ambiental itinerante, voltado ao público infantil.

Ter um feriado na sexta-feira é muito bom. Agora, ter um feriado repleto de atrações é melhor ainda!  Para animar a garotada e garantir a diversão e o aprendizado sobre o meio ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), em parceria com o Grupo Giramundo, promove, nesta sexta (28) e sábado (29), um teatro ecológico.

O "Miniteatro Ecológico" é um programa de educação ambiental itinerante, voltado ao público infantil. Suas ferramentas são o teatro de bonecos, livros e vídeos.

"A importância desse evento nos parques é de sensibilizar a população em geral sobre os tipos de ecossistemas encontrados no Brasil e em especial no nosso território de Vitória: a Mata Atlântica", comentou a gerente de educação ambiental, Juliana Donato.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explicou que a proposta da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini é dinamizar ao máximo o uso dos parques de Vitória, ampliando oportunidades e o contato com a educação, esportes, cultura e lazer.

"Por isso, essa parceria com o Grupo Giramundo é de grande importância, considerando que oferta para as famílias mais uma oportunidade de entretenimento", disse.

Miniteatro Ecológico

A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente.

Fruto da parceria entre o Grupo Giramundo e a empresa Petrobrás - Petróleo Brasileiro S/A, o "Miniteatro Ecológico" conta com a consultoria científica da Fundação Zoobotânica, de Belo Horizonte, e da bióloga Valéria Tavares.

Com os menores bonecos do Giramundo, a coleção de marionetes do "Miniteatro Ecológico" é numerosa, composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro.

Por suas dimensões reduzidas e facilidade de transporte, os espetáculos são versáteis e adaptáveis, permitindo ao Giramundo se apresentar ao ar livre, perto da natureza, em escolas, parques e reservas ecológicas, entre outros. Todos os episódios têm texto e direção de Ulisses Tavares e trilha sonora assinada por "O Grivo".

Episódios

Miniteatro Ecológico 2 - Mata Atlântica

O episódio trata da chegada dos portugueses Manuel e Joaquim, ao Brasil e seu impacto imediato sobre a Mata Atlântica. A ocupação das áreas para habitar, extrair riquezas e colonizar os habitantes, são abordados pelos dois personagens estrangeiros, que são opostos em sua relação com o meio natural. Para Manuel, o que conta é a simples extração de riquezas, inconsequente e predatória. Joaquim, por sua vez, busca a compreensão do ambiente para poder, depois, definir sua atuação. Acabam por se enfrentar mediados por um ser mitológico, o Curupira.

Minteatro Ecológico 3 - Cerrado

Uma família do interior do Brasil tem a vida alterada completamente com o desaparecimento do filho mais novo. O sumiço, atribuído à Mula- sem- cabeça é consequência das suspeitas às atividades de Marcolino Sucupira, o pai da família, que precisa entender que o uso de queimadas não deve ser aplicado no Cerrado. O pai em busca de seu filho, encontra com os bichos do Cerrado que sofrem com a ameaça e com o fogo ao longo de sua jornada.

O episódio foi indicado para o prêmio de melhor espetáculo infantil pelo Sesc/Sated MG em 2005 e recebeu o prêmio Usiminas/Sinparc de melhor direção de espetáculo infantil, também em 2005.

Miniteatro Ecológico 4 - Amazônia

Amazônia - aborda a questão da pecuária e da monocultura na região da Floresta Amazônica. Numa fazenda moram juntos o Pai, Amazonildo do Pará, sua filha a bela e fútil Grazielle Boa Vista e o capataz inescrupuloso Luismar Serra-Pelada. A trama gira em torno de amor, traição, ciúme e ganância. Luismar ama Grazielle, garota rica criada no sudeste, e quer roubar a fazenda de seu chefe, Amazonildo, que só se importa com Simily, a vaca premiada da fazenda. Grazielle morre de ciúmes de Simily e promete se casar com Luismar se na festa de casamento um churrasco de Simily acontecer. Simily, uma Vaca mimada e premiada, sofre com as agressões e foge para a floresta em busca de proteção, o que transforma completamente sua vida.

O episódio foi indicado para o prêmio de melhor espetáculo infantil pelo Sesc/Sated de Minas Gerais, em 2005, e recebeu o prêmio Usiminas/Sinparc de melhor direção de espetáculo infantil, também em 2005.

Miniteatro Ecológico 5 - Caatinga

Uma família humilde formada por pai e filha, vive a dura vida do sertão nordestino. A exploração da fauna da caatinga e sua caça, patrocinada pelo Coronel Traficano, é o grande problema para Inércia, uma garotinha corajosa, que defende o pai e a natureza tanto quanto pode. Mas um Lobisomem aparece e enquanto ronda a região... Somente com a ajuda da Asa Branca, a astúcia de Inércia a mudança de comportamento de seu pai, tudo se resolverá.

O episódio foi indicado para o prêmio de melhor espetáculo infantil pelo Sesc/Sated de Minas Gerais em 2006. (Secom/PMV)

Leia também:

Festa para as crianças vai animar Vitória no sábado (29)
Vitória: Festival de teatro promove encontro de idosos
Sextou na Praça leva show gratuito de samba e Cachoeiro
Linhares: Regência terá Micafubica no próximo fim de semana
Bloco Em Cima da Hora faz apresentação especial nesta sexta
Fantástico Mundo do Consumidor chega a Jardim da Penha
Carreta do Cinema trás diversão, cultura e educação a Vitória
Projeto “Brincando na Rua com Cecília” reúne a criançada
Vitória: Dia das Crianças terá brincadeiras, música e vacinação
Procon de Vitória realiza uma programação para as famílias

TAGS:
VITÓRIA | ESPETÁCULO | FAMÍLIA | SEMMAM | MEIO AMBIENTE