CIDADE

Vitória tem maior mosaico do mundo de resíduos coletados

Com cerca de 141  toneladas de lixo, foi formada uma grande tartaruga na Praça do Papa.

Em 22/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Subcom PMV

O mutirão de limpeza teve início na última segunda-feira (16), em homenagem ao Dia do Gari.

A grande ação de limpeza da baía e dos manguezais de Vitória resultou na construção do maior mosaico feito no mundo a partir de resíduos, neste sábado (21), na Praça do Papa.

Com quase 1,3 mil metros quadrados e cerca de 141  toneladas de lixo, foi formada uma grande tartaruga no local, cujo desenho foi do artista Nico, do bairro Jesus de Nazareth. O trabalho foi encerrado em clima de festa, ao ritmo dos componentes da escola de samba Andaraí, de Santa Martha.   

O mutirão de limpeza teve início na última segunda-feira (16), em homenagem ao Dia do Gari. Os profissionais de limpeza passaram a semana retirando todo tipo de resíduos e entulhos em toda a orla da capital. 

A ação também contou com a colaboração de 24 entidades e institutos que trabalham pela responsabilidade ambiental. Neste sábado (21), também houve a participação de mergulhadores e jet skis.

Acompanhada do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a equipe de coletores saiu cedo da Marina Villamare, por volta das 6h40, em Santa Luiza, em direção a uma prainha localizada na área da Vale. Para isso, foram disponibilizados jet skis e uma lancha. 

"É mais uma importante ação ambiental da Prefeitura de Vitória. Durante toda a semana, retiramos lixos e objetos deixados indevidamente pelas pessoas em nossos manguezais e na baía. Hoje, encerramos essa grande ação formando o maior mosaico construído a partir de resíduos no mundo, mostrando nosso compromisso com uma cidade limpa e atenta ao desenvolvimento sustentável. Queremos construir uma cidade para que todos tenham mais responsabilidade", disse Lorenzo Pazolini. 

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, frisou que a ação traz conscientização para a população.

"Hoje, formamos esse grande mosaico, mas o ideal era de que não tivesse esse tanto de resíduos destacados em nossa baía e em nossos manguezais. É uma ação que envolve nossos profissionais de limpeza e sociedade civil, empresas privadas voluntárias, ONG´s e coletivos para manter a cidade limpa e organizada. Finalizamos com essa obra de arte, que será aferida para entrar no Guiness Book como o maior mosaico feito com resíduos no mundo". 

"É uma ação fundamental de conscientização de pessoas de todas as idades. Hoje formamos esse representativo mosaico, mas o ideal era de que esse lixo não fosse jogado na baía e nos manguezais. Vamos sempre cuidar da cidade e realizar um trabalho voltado para deixar Vitória limpa", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Leia também:

Serra faz ações do Procom e serviços de assistência judiciária
Vila Velha: Prefeito anuncia meio bilhão em investimentos
Transitolândia para criançada em Linhares no fim de semana
Prefeitura da Serra fará mutirão de serviços para a população
487 anos: ​Começa nesta quinta (19), a festa cultural de Vila Velha
Vitória: Parque Moscoso completa 110 anos com uma festa
> ​Contação de história e música na Prainha neste domingo (15)
Manhã de esportes e lazer no próximo sábado em Cariacica
Festival de Dia das Mães na Arena Jacaraípe nesta quinta (5)
Serra terá atividades para crianças e adolescentes no sábado
Casa Porto inaugura exposição "Ato Falho" nesta quinta (28)

TAGS:
VITÓRIA |MOSAICO | RESÍDUO | COLETADOS | CIDADE