POLICIA

Vitória tem redução de 56% do número de mortes no trânsito

A preservação de vidas no trânsito é algo possível com ações operacionais e de fiscalização.

Em 30/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação Semsu

A redução de 56% das mortes no trânsito corresponde ao período entre 1° de janeiro e 28 de fevereiro, comparado a 2022, época de grande movimentação turística e festas.

A preservação de vidas no trânsito é algo possível com ações operacionais, educativas e de fiscalização. Com esse conjunto de medidas, Vitória reduziu o número de mortes no trânsito em 56%, saindo de 9 para 4 casos.

"Obedecer o limite de velocidade, ceder espaço a pedestres e ciclistas, usar o cinto de segurança, não dirigir embriagado, são algumas mudanças do comportamento dos motoristas que fazem a diferença para um trânsito mais seguro para todos", alerta o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A redução de 56% das mortes no trânsito corresponde ao período entre 1° de janeiro e 28 de fevereiro, comparado a 2022, época de grande movimentação turística e festas.

"Temos intensificado as nossas operações de fiscalização de trânsito em dias e horários específicos, para garantir um trabalho eficaz, inibindo as infrações, e reduzindo os acidentes", disse o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

Carteira de Habilitação

Durante as ações de fiscalização em 2023, a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) abordou mais de 2.350 veículos, com aproximadamente 700 autuações aplicadas. Dessas, quase 25% são de pessoas conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

"É importante que a fiscalização identifique essas pessoas. Mas pedimos a conscientização e que andem de forma regular, para evitar acidentes", afirma Brunno Xavier.

Operação Verão

Com 2.817 abordagens entre 24 de dezembro e 22 de fevereiro, o Grupo Tático Operacional de Trânsito (GTO), da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), concluiu a Operação Verão. As ações, concentradas nas praias da capital, resultaram em prisões, 1.215 testes de alcoolemia, 608 autuações e 138 remoções.

Além de prisões por embriaguez, também houve apreensão de entorpecentes.

"Com foco na diminuição de acidentes, não tivemos acidentes graves e nem morte no trânsito. Durante toda a Operação Verão, foi intensificada a fiscalização de alcoolemia", destaca o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

"As ações da Guarda continuam e nosso objetivo é conscientizar, estimular boas práticas e mudança de comportamento no trânsito", concluiu Brunno. (Secom/PMV)

Leia também:

Olho Vivo flagra falsa ameaça de crime em escola da Serra
Frota da Guarda de Vitória recebe o reforço de 18 veículos
Vila Velha registra queda em relação a crimes patrimoniais
PF cumpre 32 mandados de prisão por atos golpistas
GMVV: 25 veículos com restrição foram recuperados em 2023
Polícia Federal faz operação de combate ao trabalho escravo
Dino aciona PF para investigar joias de Michelle e Bolsonaro
Vila Velha: GM’s participam de cursos de instrução de moto
PF deflagra operação de combate a comercialização ilegal de ouro
Foragido é preso com pela Central de Videomonitoramento

TAGS:
VITÓRIA | REDUÇÃO | NÚMERO | MORTES | TRÂNSITO