CIDADE

Vitória: Vacinação e pronto atendimentos seguem no feriadão

Prefeito Lorenzo Pazolini antecipou feriados para os dias 30 e 31 de março e 01 de abril.

Em 30/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Neste período estão suspensas as consultas eletivas. As unidades de saúde realizarão atendimento de demanda espontânea de casos agudos ou urgentes, além dos casos de pacientes com sintomas respiratórios.

Após publicação de sanção no Diário Oficial, que antecipa, de maneira excepcional em virtude da pandemia da COVID-19 os feriados de Nossa Senhora da Penha (12 de abril), Corpus Christi (3 de junho) e Nossa Senhora da Vitória (8 de setembro), previstos na Lei nº 1.732, de 31 de março de 1967, para as datas de 30 e 31 de março e 01 de abril, respectivamente, o prefeito Municipal de Vitória, Lorenzo Pazolini, esclarece:

Considerando o atual estado pandêmico, e que, nesta situação excepcional, todo o serviço de saúde é considerado essencial, a rede municipal de saúde de Vitória está excluída das disposições contidas na Lei nº. 9.750, de 26 de março de 2021. Sendo assim, todos os serviços de saúde estão mantidos de terça (30) a quinta-feira (01).

Neste período estão suspensas as consultas eletivas. As unidades de saúde realizarão atendimento de demanda espontânea de casos agudos ou urgentes, além dos casos de pacientes com sintomas respiratórios.

Os Prontos Atendimentos e Centros de Atenção Psicossocial funcionarão 24 horas atendendo urgências e emergências.

A vacinação contra Covid-19 está mantida. Nesta terça (30), a imunização acontece em postos volantes de vacinação na Igreja Batista em Jardim da Penha e no Ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João.

A vacinação da segunda dose será feita na terça (30) e quarta-feira (31), na Unidade de Saúde Vitória, no centro da cidade para idosos com 80 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac até o dia 13 de março.

Educação

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) está trabalhando com planejamentos quinzenais junto aos professores da rede municipal de ensino. Na semana em que foi anunciada a suspensão das atividades presenciais nas escolas, a Seme orientou tanto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) quanto os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) a entregar às famílias que optaram pelo ensino remoto emergencial de forma impressa, até a sexta-feira (19), atividades para o período de 15 dias, até 2 de abril, cobrindo o período de quarentena imposta pelo Governo do Estado.

Já os estudantes cujas famílias optaram pelo modelo remoto emergencial com acesso à plataforma AprendeVix ou presencial com revezamento, tiveram conteúdos e atividades disponibilizadas de forma virtual até esta segunda-feira. De terça (30) a sexta-feira (2), devido aos feriados, não haverá novas postagens na plataforma.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) vai manter a escala normal dos grupamentos de Trânsito e Proteção Comunitária no atendimento à população por meio do 190, além de pontos base e patrulhamento em todos os bairros da Capital. Já a Defesa Civil de Vitória vai atuar normalmente em regime de plantão 24h pelo telefone (27) 98818-4432. Em caso de ocorrências graves, a equipe completa estará pronta para atuação na Capital.

Serviços e assistência social

A Secretaria Central de Serviços de Vitória informa que durante esses dias de feriado, a coleta de lixo será feita normalmente, não havendo redução de equipes. O serviço Papa Móveis, entretanto, não estará funcionando nesses dias.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), voltado para pessoas em situação de rua, pode ser acionado por meio do Fala Vitória 156 durante todo o feriado. Também pelo 156, os munícipes podem solicitar benefícios eventuais como o auxílio funeral.

Já o Conselho Tutelar mantém plantão 24 horas pelos telefones 98818-4435 e 98818-4511. Denúncias de trabalho infantil, violência ou qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes.

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19