CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Vitória/ES: Prefeitura lança aplicativo para aproximar cidadãos da gestão

O aplicativo Vitória Online, desenvolvido para dispositivos móveis...

Em 07/01/2015 Referência JCC

O aplicativo Vitória Online, desenvolvido para dispositivos móveis, já está disponível gratuitamente para download nos sistemas Android e iOS. Agora, a partir de celulares e tablets, os munícipes contam com mais um canal de comunicação direta e gestão compartilhada com a Prefeitura.

Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão a notícias, serviços e telefones dos órgãos públicos municipais. Como o aplicativo está totalmente ligado ao sistema de Tecnologia da Informação da administração municipal, a população pode enviar dúvidas, problemas e denúncias por meio de seus smartphones.

É possível, por exemplo, abrir um chamado no Fala Vitória 156. Imediatamente, é aberto um número de protocolo, com o qual o cidadão pode acompanhar passo a passo a resolução da sua demanda.

Além disso, é possível encontrar informações básicas sobre a história e a cidade de Vitória, além dos contatos do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Ainda é possível ler as notícias publicadas no portal da Prefeitura. Um dos ícones do app direciona o usuário para o já tradicional Portal de Serviços da Prefeitura e outro, intitulado Ajuda, explica como utilizar o aplicativo.

"O aplicativo é uma nova ferramenta de interação do nosso governo de diálogo e em rede com a população. Com esse app, por exemplo, pode ser muito mais fácil fotografar um buraco e mandar para a Prefeitura. Fica muito mais fácil interagir com as informações da cidade. Fica muito mais fácil buscar informações sobre ônibus, táxi, e ele ainda vai receber contribuições da população para que possa ir sendo aprimorado. É mais um passo para sairmos da era do papel, da burocracia lenta e atrasada, para a relação compartilhada, em rede, de um governo horizontal e digital", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O primeiro passo para melhorar o serviço de transporte coletivo também está disponível no app: um mapeamento de todos os pontos de ônibus da capital e quais linhas passam em cada um deles. O próximo passo é apontar os horários em que os ônibus passam nos pontos. Há também a opção de visualizar todos os pontos de táxi da capital, já com o número de telefone.

"Vitória está se tornando referência na área de tecnologia. O software de gestão Rede Bem Estar, implantado em toda a rede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), venceu o prêmio Governarte 2014, em dezembro. Com esse aplicativo, o objetivo é informatizar cada vez mais os serviços prestados pela Prefeitura", afirmou o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

É possível optar por receber ou não as notificações do app e registrar-se por meio de redes sociais. Além disso, o aplicativo é leve e necessita de pouca rede para funcionar, isto é, pode ser facilmente utilizado por pessoas que estejam sem rede wi-fi. Para começar a utilizar, basta aceitar os termos e fazer o download.

Fonte:PMV