CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Vitória(ES) se prepara para receber gênios da computação.

Entre os palestrantes, nomes como Chandu Thekkath, chefe da Microsoft Research na Índia.

Em 14/05/2015 Referência JCC

Vitória recebe na próxima semana o mais importante evento científico nacional sobre redes de computadores e internet. Com presença de palestrantes internacionais, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, será realizado de 18 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Vitória.

Nos cinco dias que compõem o evento, cerca de 700 participantes, entre professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, apresentam e discutem os últimos avanços científicos e tecnológicos nas áreas de redes de computadores e sistemas distribuídos.

Serão 18 sessões técnicas, oito workshops, seis minicursos, quatro palestras técnicas, três painéis, um salão de ferramentas com apresentação de ferramentas e software voltados para a área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, e três tutoriais apresentados por pesquisadores de renome internacional.

Essa é a 33ª edição do SBRC, que está sob responsabilidade dos Departamento de Informática e do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo como coordenadores gerais os professores Magnos Matinello e Moisés Renato Nascimento Ribeiro. A organização é da Ateliê de Eventos.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma instituição acadêmica que, com mais de 30 anos de existência, tem sido pioneira no fomento e no desenvolvimento da pesquisa científica na área da Computação. Mais informações estão disponíveis no site do SBRC, em http://sbrc2015.ufes.br/

Palestrantes:

Vern Paxson – Professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Cientista da equipe de Lawrence Berkeley National Laboratory’s Network Research Group.

Radia Perlman– PhD em ciência da computação pelo MIT, possui mais de 100 patentes emitidas. Seu trabalho teve grande impacto na maneira como as redes de computadores funcionam atualmente.

Arun Venkataramani– Professor associado da University of Massachusetts Amherst. Trabalha no projeto “Future Internet Architecture,” que pretende criar uma implementação de Internet do futuro com mobilidade e confiabilidade.

Aditya Akella – É atualmente um dos pesquisadores líderes do CloudLab, uma infraestrutura de grande escala financiado pela NSF para pesquisa de computação em nuvem.

Chandu Thekkath – Chefe da Microsoft Research, na Índia. Conduz pesquisas em computação e engenharia relevantes para os negócios da Microsoft e da comunidade global de TI, com foco especial em algoritmos, criptografia, segurança, mobilidade, redes e sistemas, sistemas multilingues, engenharia de software, aprendizado de máquina e o papel da tecnologia no desenvolvimento socioeconômico.

Miriam von Zuben– É instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University. É a principal mantenedora da Cartilha de Segurança para Internet.

Róbert Szabó – É pesquisadormásterna Ericsson Research, Hungria, onde coordena o projeto integrado EU-FP7 : Unifying Cloud e Carrier Networks (UNIFY).

Fonte: C2 Comunicação