MEIO AMBIENTE

Vix Flora: Vitória lança programa de recuperação florestal

O programa Vix Flora visa plantar de cerca de 370 mil árvores, uma por habitante da cidade.

Em 22/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

São espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na capital.

Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura de Vitória lançou o Programa VixFlora, que prevê a recuperação florestal de cerca de 225 hectares (cerca de 225 campos de futebol) em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana. O Vix Flora visa ao plantio de cerca de 370 mil árvores, uma por habitante da cidade, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na capital.

"Quando cuidamos do meio ambiente, estamos cuidando das pessoas. O VixFlora é um compromisso com as crianças, com os jovens e com toda a população por uma cidade melhor, mais humana, mais sustentável. Estamos trabalhando para que Vitória seja um ecossistema equilibrado, favorável à vida humana", disse Pazolini.

Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, o programa faz parte do pacote de R$ 1 bilhão de investimentos da capital. No lançamento do VixFlora, que aconteceu no Parque Municipal Barão de Monjardim, no Bairro Santa Cecília, o prefeito plantou uma muda de pau-brasil, a primeira de milhares.


Parte do pacote de R$ 1 bilhão de investimentos da capital, o programa foi lançado no Parque Municipal Barão de Monjardim, no Bairro Santa Cecília. Foto: Elizabeth Nader/PMV

"O VixFlora é a maior política pública na área ambiental de Vitória. Não é uma ação pontual, mas um programa de gestão ambiental que envolve planejamento, parcerias, captação de recursos e organização de equipes técnicas", disse o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

100 anos de idade

A notícia do plantio de cerca de 360 mil árvores animou Maura Dutra Ferrari, moradora do bairro Santa Cecília, e a mãe dela, Margarida Soares Dutra, que completa cem anos de idade na próxima segunda-feira. Elas prestigiaram o lançamento do VixFlora e fizeram questão de posar para fotos com as primeiras mudas do programa. "Estou muito alegre de saber que nosso parque vai ficar ainda mais arborizado, mais bonito e com mais sombra", disse dona Margarida, que caminha com a filha diariamente no parque. "Vitória é uma cidade linda e vai ficar ainda melhor com mais áreas verdes", disse Maura. Ao final, o prefeito puxou o Parabéns para Você para dona Margarida, antecipando o aniversário dela e emocionando todos os participantes.

Estratégia

Para estimular a adesão de empresas, organizações e população ao programa, o VixFlora oferecerá incentivos como a conversão de multas em serviços ambientais, a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, o aprimoramento da Lei Municipal de Isenção de IPTU, a captação de recursos nacionais e internacionais, entre outros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o plantio de árvores é uma das principais alternativas para conservação da biodiversidade, recuperação de nascentes, redução da erosão e de riscos de acidentes geológicos, redução do carreamento de solo que alcançam as redes de drenagem urbana, adaptação às mudanças climáticas e o sequestro de carbono.

"É uma ação estratégica para ampliar a segurança hídrica em nossa cidade, que depende exclusivamente da água oriunda de municípios vizinhos, apesar de possuir várias nascentes em avançado estágio de degradação. O programa busca o incremento da cobertura arbórea e resultará em maior infiltração da chuva e ampliação de volume dos aquíferos", diz.

Föeger acredita que, por meio de ações de reflorestamento e ordenamento do território e ao agrupar todas as iniciativas atuais e futuras de recuperação florestal no município, o VixFlora resultará na redução efetiva de áreas sujeitas a riscos, reduzindo os efeitos negativos para a população e para o meio ambiente.

Leia também:

Dia da Árvore é comemorado com conscientização ambiental
No Dia Mundial de Limpeza, 6 ton de lixo retiradas da orla
Dia Mundial da Limpeza com ações em todo território da capital
Vitória assume a presidência do CBH do Rio Santa Maria
Prefeitura de Vitória inaugura etapa de recuperação da restinga
Vila Velha faz série de operações contra invasões irregulares
Vale e Ternium assinam termo para redução da emissão de CO2
Encontro virtual reunirá John Kerry e Governadores pelo Clima
Estradas de Ferro administradas pela Vale são bem avaliadas
ArcelorMittal Tubarão anuncia ações de controle ambiental
Vaticano reunirá religiosos e especialistas para discutir o clima
ONG: Iniciativa transforma lixo plástico em pranchas de surf

TAGS:
VIX FLORA | DIA DA ÁRVORE | MEIO AMBIENTE | CONSERVAÇÃO | EDUCAÇÃO | PLANTIO