CENÁRIO EMPREENDEDOR

Você é o autor da sua história

É diante das dificuldades e adversidades que o ser humano mais cresce.

Em 14/03/2015 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Encare cada novo dia como uma página em branco, pronta para receber o que você deseja contar. Esta é uma das tantas e valiosas dicas de Steve Chandler, autor do livro “The Story of You” (Você é o Autor da sua História), traduzido e publicado no Brasil pela Editora Sextante.

Ele orienta sobre como é possível se reinventar e se livrar das desculpas que impedem de ir mais longe, realizar sonhos e ser feliz.

Isto me traz à lembrança uma brilhante história de vida, também narrada no livro e por muitas vezes contada em salas de aula da universidade, quando o assunto era melhorar a performance profissional, vencer desafios e crescer.

Charlie Lau, treinador de beisebol se tornou um extraordinário treinador de rebatidas da sua geração, ainda que, quando jogador, ele tivesse sido muito ruim nisso. Durante boa parte de sua carreira, seu índice de aproveitamento não passava dos 18% por temporada, bem abaixo dos quase 30% alcançados pelos melhores jogadores.

Foi quando, em 1962, ele decidiu mudar exponencialmente sua maneira de rebater, pois desejava conquistar uma vaga no time principal do Baltimore Orioles.

Charlie decidiu que resgataria e passaria a utilizar uma postura do Século XIX: taco quase paralelo ao solo e pés bem afastados. Com isto, conseguiu bater o recorde da Liga, alcançando média de 29,4%.

Ele inovou na arte de rebater e em pouco tempo estava pronto para transmitir todos os seus conhecimentos a outros jogadores.

Nos anos 80, ele treinou George Brett de tal forma, que o atleta alcançou quase 40% de aproveitamento. Então, o que se ouvia era que Charlie havia se transformado no melhor técnico de todos os tempos.

Charlie Lau não possuía um talento inato, porém se dedicou e se esforçou muito para evoluir. Conseguiu aprender e ensinar muito mais sobre rebatida do que outros jogadores eficientes, que não precisavam se esforçar.

É diante das dificuldades e adversidades que o ser humano mais cresce e, então, começa a construir sua verdadeira história. Este pode ser o motivo pela qual tantos profissionais, hoje, bem sucedidos, em qualquer atividade, são aqueles que fracassaram várias vezes, aprenderam a lição e não desistiram, jamais.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. 

www.mazoliniconsultoria.com.br. E-mail: diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.