CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Windows 10 ganha novo navegador e leva assistente pessoal ao PC

Project Spartan, novo 'browser' do sistema, 'aposenta' o Internet Explorer...

Em 13/02/2015 Referência JCC

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, levará a computadores, tablets e smartphones a assistente pessoal Cortana, trará o menu "Iniciar" de volta e irá "aposentar" o histórico navegador Internet Explorer, que dará lugar ao Project Spartan. As novidades foram apresentadas nesta quarta-feira (21) pela Microsoft, que desenhou o sistema para rodar em qualquer aparelho.

"Nós pensamos no Windows como um serviço", diz Terry Myerson, vice-presidente de sistemas da Microsoft. "Nós próximos anos queremos ver o Windows como o maior serviço de internet".

O novo Windows 10 também terá uma central para exibir notificações recebidas por aplicativos e foi desenhado para responder tanto a comandos "touchscreen" quanto a ações executadas pelo mouse ou teclado.

Com isso, a Microsoft tenta construir uma experiência mais uniforme para todos os aparelhos que rodarem o sistema, desde smartphones e tablets até computadores, segundo Joe Belfiore. No primeiro ano, o upgrade para quem usar o Windows 8.1 ou o Windows 7 será gratuito. Todas as novidades serão liberadas aos poucos pela Microsoft.

Cortana
Uma das principais ferramentas da nova estratégia é a assistente pessoal Cortana, que responde questões e fornece informações, como a Siri, da Apple, ou o Google Now, do Google. Pode, por exemplo, responder como está o clima ou o trânsito. Diferentemente de suas rivais, a Cortana agora não só funcionará em smartphones e tablets, mas também em computadores e notebooks.

Cortana pode exibir arquivos de texto, imagens, vídeos, e-mails, músicas e de programas a partir de perguntas como "Cortana, me mostre imagens de dezembro" ou "Cortana, me mostra apresentações de Power Point sobre caridade". Os resultados exibidos são baseadas nos arquivos que estão hospedados no sistema do aparelho, na nuvem ou em buscas realizadas na internet.

Com a ajuda de Cortana, é possível executar ações no computador, como compor e enviar e-mails. A assistente pode ainda responder perguntas pessoais baseadas nos interesses pessoais dos usuários. "Ela sabe o que eu deixo que ela saiba sobre mim", afirmou Joe Belfiore, vice-presidente de Sistemas Operacionais da Microsoft. Segundo a Microsoft, a assistente pessoal será liberada para PCs ao longo dos próximos meses.

Spartan
Outro expoente da migração da Microsoft para a chamada era pós-PC, um mundo dominado por aparelhos móveis, é seu novo navegador, o Project Spartan, que substituirá o Internet Explorer. Em dispositivos com tela sensível ao toque, o "browser" permite fazer desenhos e rabiscar anotações ou selecionar partes de uma página na internet para serem salvas como imagem.

Outro recurso que parece ter sido levado do mundo móvel para os computadores é o Action Center, uma área para executar tarefas rápidas e que exibe diversas notificações dos vários aplicativos instalados no Windows. O menu "Iniciar", retirado no Windows 8, está de volta.

O Windows 10 também é uma tentativa da Microsft de mesclar uma volta às origens com a preservação do que deu certo no Windows 8, que não foi bem aceito. Um dos recursos remanescentes é o menu que reúne os aplicativos. O beta do Windows 10 parece ter caído no gosto dos consumidores, já que a prévia do sistema foi baixado por 1,7 milhão de pessoas, três vezes mais do que o Windows 8.

Word
O novo sistema terá ainda um sistema de mensagem que, ao lado do Skype, integrará mensagens, chamadas de voz e de vídeo. Os softwares de produtividade Word, Excel e Power Point virão instalados nos smartphones e tablets que rodarem Windows 10. Todos esses programas foram desenhados para responder a aparelhos com telas sensíveis ao toque.

No Word, por exemplo, um arquivo de texto pode ter comentários e sugestões de correção, sem que esses elementos "poluam" o documento. Cada um desses recursos ocupará uma aba e só surgirão na tela quando acionados pelo usuário. A ferramenta de correio eletrônico Outlook, à exemplo do que o Google faz com o Gmail, terá um formato adaptado a cada aparelho em que for aberto. As fotos captadas com a câmera de smartphones que rodem o Windows 10 serão reunidas em uma galeria de imagens exibida em todos os aparelhos que rodarem o sistema.

Xbox
Os aparelhos que rodarem o Windows 10 serão equipados com um app para registrar históricos de partidas no Xbox, contatos, recordes e outras informações. Esses aparelhos, sejam smartphones, tablets ou computadores, também farão ainda transmissões em tempo real de partidas disputadas no console da Microsoft.

Fonte:G1.com