POLÍTICA INTERNACIONAL

Xi Jinping e Zelenskiy conversam sobre possível cessar-fogo

O país asiático diz está posicionado para ajudar a mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Em 26/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images/(Reprodução/CNN)

Em telefonema, o presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que a China enviará representantes especiais à Ucrânia e manterá o diálogo com todas as partes que buscam a paz, informou a mídia estatal chinesa.

O presidente da China, Xi Jinping, falou por telefone nesta quarta-feira (26) com o líder ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia pela Rússia no ano passado, após meses de pressão de Kiev por conversas.

Xi disse a Zelenskiy que a China enviará representantes especiais à Ucrânia e manterá o diálogo com todas as partes que buscam a paz, informou a mídia estatal chinesa.

Xi Jinping, o líder mundial mais proeminente que se absteve de denunciar a invasão russa à Ucrânia, fez uma visita de Estado à Rússia no mês passado. Desde fevereiro, ele tem promovido um plano de paz em 12 pontos para o conflito, que foi recebido com ceticismo do Ocidente, mas com cautela por Kiev.

Cessar-fogo

A China se concentrará em promover negociações de paz e fará esforços para um cessar-fogo o mais rápido possível, disse Xi a Zelenskiy, de acordo com relatos da mídia estatal chinesa.

“Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e um grande país responsável, não ficaremos de braços cruzados, nem jogaremos gasolina no fogo, muito menos buscaremos lucrar com isso”, disse Xi Jinping.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que teve um telefonema “longo e significativo” com o presidente da China, Xi Jinping, e espera que isso dê impulso às relações com Pequim.

“Tive uma longa e significativa conversa telefônica com… o presidente Xi Jinping”, escreveu Zelenskiy no Twitter. “Acredito que essa ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um forte impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais.”

A guerra que já dura 14 meses está em um momento crítico, com a Ucrânia se preparando para lançar uma contra-ofensiva nas próximas semanas ou meses, após uma ofensiva de inverno russa que fez apenas avanços incrementais, apesar dos combates mais sangrentos até agora.

As autoridades ucranianas há muito tempo pedem a Pequim que use sua influência sobre a Rússia para ajudar a acabar com o conflito.

Comprador do petróleo

A China emergiu como um grande comprador do petróleo russo, que não pode mais ser vendido na Europa, e um crítico firme das sanções ocidentais contra Moscou, mas evitou apoiar abertamente a invasão.

O país asiático diz que está posicionado para ajudar a mediar o conflito porque não tomou partido publicamente.

Os países ocidentais dizem que a proposta de paz de 12 pontos da China para a Ucrânia é muito vaga, não oferece um caminho concreto para o fim da guerra e pode ser usada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para promover uma trégua que deixará suas forças no controle de territórios ocupados. (Reportagem de Dan Peleschuk/da redação de Pequim - REUTERS)

Leia também:

Na Espanha, Lula assina acordos em educação, trabalho e pesquisa
Secretaria da Justiça conta com novos rádios de comunicação
Governo do ES inaugura estrada de Duas Bocas em Cariacica
Renato Casagrande autoriza obras em São Pedro Frio, Colatina
Ricardo Ferraço assume Governo do Espírito Santo por seis dias
Casagrande visita obras em Carapina e entrega novos ônibus
Novo Aeroporto de Linhares é inaugurado pelo Governo ES
Vila Valério vai receber novos investimentos do Governo ES
Governador realiza entrega de investimentos na Vila Pavão
Governador recebe nova diretoria de entidade dos prefeitos
Governador Casagrande anuncia mais recursos para Educação

TAGS:
UCRÂNIA | CHINA | RÚSSIA | XI JINPING | ZELENSKIY