POLÍTICA INTERNACIONAL

Xi Jinping não tem um só osso democrático, diz Joe Biden

Joe Biden afirmou que seu homólogo chinês, Xi Jinping, não é uma pessoa democrática.

Em 08/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Campanha Joe Biden/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que seu homólogo chinês, Xi Jinping, não é uma pessoa democrática durante uma entrevista que será veiculada pela emissora “CBS”. A TV divulgou apenas um trecho das conversas.   

“Eu conheço ele muito bem, tive uns 24 ou 25 encontros privados e viajei ao lado dele por milhares de quilômetros. É muito inteligente, mas é muito duro. Ele não tem, e não digo isso como uma crítica, mas sim como uma realidade, um só osso democrático em seu corpo”, ressaltou afirmando que ainda não conversou por telefone com o chefe de Estado de Pequim desde que tomou posse.   

Sobre se adotará a mesma postura de seu antecessor, Donald Trump, de combate direto contra Pequim, Biden afirmou que não fará isso.

“Eu disse o tempo todo que não precisamos ter um conflito, mas vai acontecer uma competição extrema”, pontuou.   

Analistas apontam que o democrata não vai diminuir a pressão internacional sobre os chineses, mas que não optará mais pelo ataque direto – como o republicano fazia implantando sanções de todo tipo contra a China.   

Biden deve optar pelo caminho mais tradicional na diplomacia, usando os órgãos multilaterais de resolução de conflitos para continuar questionando Pequim nos setores econômicos, tecnológicos e políticos. (ANSA).