CIÊNCIA & TECNOLOGIA

YouTube investirá US$ 25 milhões em iniciativa contra Fake News

Plataforma anunciou que colocará links de notícias em vídeos urgentes.

Em 10/07/2018 Referência JCC / g1

O YouTube anunciou que investirá US$ 25 milhões para lutar contra a propagação de notícias falsas, especialmente em coberturas urgentes e de última hora, informou a plataforma em seu blog oficial.

O YouTube, propriedade do Google, disse que este investimento será parte da plataforma Google News Initiative (GNI), apresentada em março pelo gigante do setor de tecnologia para ajudar os veículos de imprensa e para enfrentar notícias falsas, as chamadas fakenews.

A partir das próximas semanas, os usuários de YouTube nos Estados Unidos, quando procurarem vídeos sobre temas de última hora, verão no portal links com pequenos extratos de notícias sobre esses assuntos publicadas em diferentes veículos de comunicação.

A plataforma de vídeos informou também que proporcionará links para a Wikipedia ou para a Enciclopédia Britânica em vídeos de temas controversos ou ligados a conspirações, como a chegada do homem à Lua.

"Vamos continuar comprometidos a trabalhar com a comunidade jornalística para construir um ecossistema de vídeo mais sustentado para a imprensa", afirmaram o diretor de produto do YouTube, Neal Mohan, e o diretor de negócio da companhia, Robert Kyncl.

(Foto: Reprodução / YouTube)