GASTRONOMIA

Anchieta sediará o I Festival de Gastronomia e Artes Sensoriais

A 1ª edição do "Paratíso: Artes Sensoriais" será no balneário de Parati, entre 02 e 04 de agosto.

Em 01/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Setur-ES

Com proposta inovadora, a primeira edição do "Paratíso: Artes Sensoriais", que acontecerá no balneário de Parati, em Anchieta, visa incentivar o empreendedorismo por meio de feira com estandes de gastronomia e artesanato e integrar o turismo de base comunitária.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A cidade de Anchieta, mais precisamente, o balneário de Parati, no litoral sul do Espirito Santo, vai ficar movimentada no próximo final de semana. Entre os dias 02 e 04 de agosto, acontecerá a primeira edição do  "Paratíso: Artes Sensoriais" que vai transformar a comunidade em um grande festival de gastronomia e arte. Com uma proposta inovadora, o evento visa incentivar o empreendedorismo por meio de uma feira com estandes de artesãos e gastronomia local, promover a educação e geração de renda na comunidade e integrar o turismo de base comunitária.

>> Morango vira cerveja, capuccino e outros pratos nas montanhas

No local haverá 16 estandes, comercializando cerveja artesanal, comida mexicana, caldos, hambúrguer artesanal, bebidas, artesanatos e diversos produtos da região. Ainda haverá aulas de gastronomia durante os dias do evento.

Segundo os organizadores, o evento promete estimular o uso sustentável de áreas verdes, possibilitando que empreendedores explorem novos formatos de geração de renda. Trazendo novos visitantes para região e gerando renda.

Os resultados esperados, conforme o presidente da Associação Comunitária de Parati, Fagner Pereira Oliveira, nesta primeira edição podem abrir novos horizontes para a geração de renda na comunidade através do setor de turismo e eventos, áreas atualmente pouco exploradas. 

O fortalecimento de uma nova matriz econômica de turismo de base comunitária tem o potencial de desenvolver vínculos geográficos-culturais e preservar a cultura local. O envolvimento da comunidade pode fomentar novas edições com novos colaboradores, ampliando o reconhecimento e impacto do evento.

Ainda segundo Fagner Pereira, o evento reflete o esforço coletivo de transformar Parati em um destino de referência para eventos culturais e gastronômicos.

“A realização do evento reflete o esforço coletivo da comunidade para valorizar a cultura local e estimular o desenvolvimento econômico através do turismo. Estamos empolgados com a perspectiva de transformar Parati em um destino de referência para eventos culturais e gastronômicos, e esperamos que este evento abra portas para futuras iniciativas que beneficiem a todos.”

Segundo o secretário municipal de Turismo, Caio Mozer, o evento será um verdadeiro festival de gastronomia e arte regional.

“O "Paratíso: Artes Sensoriais" será um verdadeiro festival de gastronomia e arte, convidando todos a virem experimentar a rica gastronomia da região e apreciar as diversas manifestações artísticas que farão parte do evento”

O evento é uma realização da Associação Comunitária de Parati, patrocinado pelo Instituto Unimed, Unimed Vitória, Comprocard, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Fundagrees e Petrobrás.

Programação:

Dia 02 de agosto - Sexta-feira
20h: Gabriel Rezzende
22h: Banda Frequency

Dia 03 de agosto:
19h: Aula Show com Chef Gilson Surrage, com degustação de um prato famoso do chef
20h: Leo Zanol
22h: Banda Marajah

Dia 04 de agosto:
18h: Ton Oliver.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Morango vira cerveja, capuccino e outros pratos nas montanhas
"Festa do Morango" será entre 2 e 4 de agosto em Pedra Azul
Anchieta: Festival de Iriri terá bobó para alérgicos a camarão
"Dia do Gaúcho" celebrado com churrascada no Steffen Eventos
Feira de Artesanato segue até sábado (8) em Cachoeiro
Domingo (9) tem Arraiá com forró e comidas típicas na Prainha
39º edição da Feira da Bondade acontecerá em outubro

TAGS:
FESTIVAL | GASTRONOMIA | ANCHIETA | PARATI | PROGRAMAÇÃO