POLÍTICA CAPIXABA

Audifax propõe a criação da Secretaria de Bem Estar Animal

De acordo com o candidado Audifax, os animais de estimação são integrantes da família.

Em 26/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Assessoria do Candidato

Segundo o candidato a prefeito da Serra, Audufax Barcelos, quando se pensa em saúde e meio ambiente, não se pode esquecer do bem estar animal. Por isso, pretende criar, em seu quarto mandato como prefeito, a Secretaria Municipal de Bem Estar e Proteção Animal.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Comprometido com o mais amplo conceito de saúde que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), significa: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”, Audifax Barcelos pretende criar, em seu quarto mandato como prefeito, a Secretaria Municipal de Bem Estar e Proteção Animal, na Serra.

>> Nova pesquisa aponta vitória de Lorenzo Pazolini no 1º turno

De acordo com o candidado Audifax, os animais de estimação são integrantes da família, que oferecem suporte emocional, bem como, podem transmitir doenças, quando não são bem tutelados.

“Quando se pensa em saúde e meio ambiente, não se pode esquecer do bem estar animal. Os animais de estimação são integrantes da família. Nos oferecem suporte emocional, bem como, podem transmitir doenças, quando não são bem tutelados. A quantidade de animais abandonados nas ruas, o aumento sem controle desta população, principalmente de cães e gatos, a ocorrência de acidentes de trânsitos que os envolve, são alguns dos pontos que tornam urgente a separação de recursos direcionados à soluções para o tema.”

Segundo a OMS, o número de cães e gatos é calculado considerando 15% do número de habitantes de cada cidade. Desta forma, a Serra, com 500 mil habitantes, tem cerca de 75 mil cães e gatos, sendo que  20% destes estão na rua. Uma estimativa de 15 mil animais nas ruas, além do número de animais semi-domiciliados, que exigem um olhar da gestão municipal.

“Esse cenário só pode avançar positivamente com um intenso trabalho de conscientização da população, envolvendo a gestão municipal e as associações de moradores dos bairros, para controlar a propagação de doenças que são também transmitidas ao ser humano - como é o caso da esporotricose felina - além de garantir o controle da reprodução, inibir e punir severamente maus-tratos.”

Diante desse cenário, Audifax propõe a criação da Secretaria com orçamento próprio para ser utilizado em políticas públicas a serem desenvolvidas e implementadas na Serra, tal como já existentes em cidades como Salvador (BA), Canoas (RS), São José do Rio Preto (SP), dentre outras.

Algumas atribuições da secretaria:

1. Ter como principal objetivo promover de forma permanente e ininterrupta o programa de controle populacional de cães e gatos (castração);

2. Promover atividades relacionadas à vacinação, vermifugação e atendimento público veterinário para animais em situação de rua ou de tutores dentro de condições a serem definidas pela Secretaria, levando em consideração a renda, bairro e inscrição em Cad Único;

3. Elaborar convênios e parcerias firmadas pelo Município com Faculdades de Medicina Veterinária, Organizações Não Governamentais (ONGs), Institutos, e Instituições relacionadas à causa animal;

4. Criar um departamento específico para ações decorrentes da crueldade praticada contra os animais, para viabilizar uma Guarda Civil Municipal Especializada em ações referentes a crimes de maus-tratos contra animais, em parceria com a Fiscalização Ambiental / Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de veterinário (a) e advogado (a) com capacitação para tais ações;

5. Realizar campanhas de conscientização, posse e guarda responsável, além de um ponto fixo de exposição e adoção de animais domésticos resgatados pelo município, bem como promover a identificação de animais mediante chipagem, facilitando localizar o tutor em caso de fugas, bem como punir o tutor em caso de abandono;

6. Implementar o VetMóvel com ações específicas em bairros, iniciando nos mais carentes e onde há maior incidência de animais de rua;

7. Viabilizar dentro da condição orçamentária existente a elaboração de projeto e indicação de área pública para futura instalação do tão sonhado Hospital Público Veterinário, haja vista que é uma necessidade em nosso Município e a Serra tem plena condição de ser pioneira no ES, pois grande parte da população não tem acesso a médico veterinário, clínicas e tratamentos, por ausência de condição financeira para tal.

“O que esperamos e pretendemos é caminhar  passos importantes que garantam melhores condições de vida a toda a população serrana e aos animais que estão em nosso território. Essa dão ações que tratam da saúde, que só pode ser amplamente alcançada com a garantia do bem estar de todos”, concluiu Audifax Barcelos.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Nova pesquisa aponta vitória de Lorenzo Pazolini no 1º turno
Candidato Babá completa bem os 42km da Maratona de Vitória
Ferraço e Júnior Corrêa participam de jantar beneficente
Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Weverson
Ferraço propõe Bolsa Atleta Municipal para apoiar o esporte
Arnaldinho Borgo terá o maior tempo de rádio e tv em Vila Velha
João Coser inaugura comitê de campanha e faz adesivaço
Zé Preto recebe apoio de quatro associações de segurança do ES
Ascensão de Coser nas pesquisas parece incomodar Pazolini
Justiça Eleitoral suspende divulgação da pesquisa de Coser

TAGS:
SERRA | SECRETARIA | PROTEÇÃO | PROPAGANDA | ANIMAL