SAÚDE

Casos de Covid-19 se mantêm em alta no Rio de Janeiro

Pela 2ª semana, indicadores do Panorama Covid-19 mostram aumento dos casos da doença

Em 11/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Peter Ilicciev/Fiocruz

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (10), mostra que a taxa de testes positivos (PCR) em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública permanece em alta, subindo de 3% para 9%.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Pela segunda semana consecutiva, indicadores do Panorama Covid-19 mostram aumento dos casos da doença no Rio de Janeiro, embora já há sinais de uma desaceleração da taxa de crescimento em relação aos percentuais registrados na semana passada.

>> Setembro Amarelo marca campanha de prevenção ao suicídio

O boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (10), mostra que a taxa de testes positivos (PCR) em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública permanece em alta, subindo de 3% para 9%. Já em relação ao teste rápido de antígeno, o aumento foi de 4% para 8%. Houve queda nos resultados de testes rápidos em laboratórios da rede privada, de 7% para 5%. A maior parte das amostras, analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), é positiva para rinovírus e Covid-19.

Os atendimentos de crianças com sintomas de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cresceram 32% nas últimas semanas, de 731 casos para 966. A elevação também se manteve nos atendimentos de adultos, alta de 17%. 

O Panorama Covid-19 utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa realizados em laboratórios privados. (Por Douglas Corrêa/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Setembro Amarelo marca campanha de prevenção ao suicídio
Vitória realiza curso de Avaliação da Pessoa com Lesão de Pele
Ministra diz que queimadas têm impacto no sistema de saúde
Setembro Amarelo: cuidado com a saúde será tema de palestra
Hospitais filantrópicos fazem internações de alta complexidade
Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 no país
Vacinação sem agendamento na Glória neste sábado (7)
SUS passará a custear novo remédio para neuroblastoma
Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023

TAGS:
CASOS | COVID-19 | ALTA | RIO DE JANEIRO | INDICADORES