SAÚDE

SUS passará a custear novo remédio para neuroblastoma

Conitec recomendou a incorporação do medicamento ao tratamento do neuroblastoma.

Em 06/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou nesta quinta-feira (5) a incorporação do medicamento betadinutuximabe ao tratamento do neuroblastoma de alto risco. Isso significa que o remédio passará a ser custeado e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A condição para o tratamento é a de que o paciente tenha sido previamente tratado com quimioterapia e alcançado pelo menos uma resposta parcial, seguida de terapêutica mieloablativa e transplante de células tronco.

>> Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023

O pedido de incorporação do medicamento foi submetido à Conitec em janeiro deste ano pelo laboratório farmacêutico Recordati, que comercializa o remédio com o nome Qarziba.

O neuroblastoma é o terceiro tipo de câncer infantil mais recorrente, depois da leucemia e de tumores cerebrais. O remédio, que custa cerca de R$ 2 milhões, é indicado para casos de alto risco ou recidiva e já foi utilizado em mais de mil pacientes de 18 países. Segundo o fabricante, ele melhora a sobrevida, aumenta a probabilidade de cura e reduz o risco de a doença voltar.  

Em janeiro deste ano, uma campanha de arrecadação de recursos para o tratamento de Pedro, filho do indigenista Bruno Pereira, chamou a atenção para a urgência da incorporação do betadinutuximabe ao SUS. Em apenas três dias, a campanha alcançou a meta, mas a família de Pedro se uniu a outras famílias que também vivenciam a dificuldade de acesso aos remédios para o tratamento do neuroblastoma.

Na reunião da Conitec desta quinta-feira também foi aprovada a incorporação ao SUS de novos remédios para doença pulmonar obstrutiva crônica. Confira as demais deliberações da comissão aqui. (Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023
Vitória assina oferta de consultas em neruologia e psiquiatria
Como proteger a saúde diante da fumaça de queimadas
Setembro Safira alerta para os cuidados com lentes de contato
Fila para transplantes de córnea no país triplica em 10 anos
Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue
CFM: médicos terão que declarar vínculos com farmacêuticas 
Setembro Verde: doe órgãos, uma atitude muda tudo
Procedimentos estéticos podem causar complicações oculares

TAGS:
SUS | REMÉDIO | NEUROBLASTOMA | TRATAMENTO | INCORPORAÇÃO