ESPORTE INTERNACIONAL

Desertor: Técnico Paulo Sousa vira capa de jornal na Polônia

Após divulgação de acerto com Flamengo, não pegou bem para o treinador português.

Em 27/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Parceria Lance & IstoÉ

A capa do periódico estampa uma feição cabisbaixa de Paulo Sousa, com a crítica em caixa alta e em destaque. Treinador assumiria multa rescisória para deixar a Seleção da Polônia e acertar com o clube carioca

A notícia do encaminhado acerto entre Flamengo e Paulo Souza repercutiu na imprensa polonesa. O possível novo técnico do clube carioca é o atual comandante da Seleção da Polônia, e assumiria a multa rescisória para deixar a Alvirrubra. E acordo não pegou bem para o treinador português, que foi classificado como ‘desertor’ pelo jornal Przegląd Sportowy.

A capa do periódico estampa uma feição cabisbaixa de Paulo Sousa, com a crítica em caixa alta e em destaque. A informação do adeus do português também pegou o craque polonês Lewandowski de surpresa. Segundo a assessoria do atacante do Bayern de Munique, o camisa 9 estaria ‘chocado’ com a decisão de Paulo.

O Flamengo optou pelo comandante pelo desejo recíproco. Durante a primeira entrevista que os dirigentes do Flamengo tiveram com Paulo Sousa, o treinador reiterou o desejo de trabalhar no futebol brasileiro, algo que é, até então, inédito em sua carreira. 

"Lewandowski mostra surpresa com ida de Paulo Sousa para o Flamengo"

O acordo entre Flamengo e o técnico Paulo Sousa trouxe à tona discordâncias do português com a seleção polonesa. Após manifestações do presidente da Federação Polonesa de Futebol (PZPN), Cezary Kulesza, o craque Robert Lewandowski também se posicionou sobre a decisão do treinador de encerrar sua passagem na Polônia e transferência para o futebol brasileiro.

“Robert Lewandowski está chocado e surpreso com as ações do técnico Paulo Sousa”, informou a assessoria do centroavante do Bayern de Munique e craque da seleção polonesa ao portal local Interia. Neste fim de semana, o futuro treinador do Flamengo teria ligado para o jogador para informar sua decisão.

Apesar de não fazer bons trabalhos nas últimas equipes pelas quais passou, Paulo Sousa foi o escolhido pela Federação Polonesa para assumir o comando técnica da seleção após a saída de Jerzy Brzeczek. O português tinha como missão realizar boa Eurocopa e levar a equipe a mais uma Copa do Mundo. Nenhum dos dois objetivos foi plenamente alcançado.

Na Eurocopa, a Polônia teve fraca atuação e foi eliminada ainda na fase de grupos, perdendo para Eslováquia e Suécia e arrancando um empate com a Espanha. Curiosamente, nos dois jogos em que foi derrotado, o conjunto de Paulo Sousa registrou mais posse de bola e finalizações que o adversário. Contra os espanhóis, o cenário se inverteu, e os poloneses conseguiram o único ponto na competição graças a Robert Lewandowski e ao goleiro Szczesny.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, a Polônia decepcionou na rodada final ao sair derrotada, em Varsóvia, pela Hungria. Com o resultado, os poloneses foram encaminhados para a repescagem, que acontece no próximo mês de março. O primeiro duelo será contra a Rússia, em Moscou. Caso vençam, serão mandantes no jogo decisivo contra Suécia ou República Checa.

Ainda neste domingo, o presidente da Federação Polonesa, Cezary Kulesza, demonstrou contrariedade em suas redes sociais ao revelar ter negado pedido de demissão de Paulo Sousa. O português não foi escolhido por Kulesza, mas por seu antecessor, Zbigniew Boniek, lendário atleta da seleção. Os constantes desentendimentos com o novo mandatário fizeram Paulo Sousa indicar um novo rumo na carreira. A confirmação da ida de Paulo Sousa para o Flamengo deve acontecer nos próximos dias. (Por Parceria Lance & IstoÉ e Estadão Conteúdo)

Leia também:

Brasil fecha 2021 na vice-liderança do ranking de seleções
PSG recusou R$ 549 milhões do Chelsea por Marquinhos
Skate: Virginia Fortes fecha 2021 com 7 vitórias na Europa
Brasil é ouro na prova por equipes nos Saltos Ornamentais
Seleção Uruguaia anuncia chegada do técnico Diego Alonso
Lucas Chumbo vence competição histórica de ondas gigantes
Uefa faz sorteio dos jogos das oitavas da Liga dos Campeões
Verstappen vence em Abu Dhabi e é campeão mundial de F1
Escolha de pneus será decisiva para a final da Fórmula 1
Verstappen supera Hamilton e larga na pole em Abu Dhabi
Brasil garante vaga nas quartas de final do Mundial feminino

TAGS: 
FUTEBOL | PAULO SOUSA | TÉCNICO | FLAMENGO | POLÔNIA | LAWANDOWSKI