TEMAS GERAIS

Em meio a prisões, Irã pede que estrangeiros respeitem leis

O caso, ocorrido em 16 de setembro, ainda gera uma série de atos em todo o país.

Em 10/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ansa - Brasil

O governo do Irã se manifestou nesta segunda-feira (10) sobre a prisão de vários estrangeiros no país nas últimas semanas, incluindo a italiana Alessia Piperno, e disse que os turistas devem "respeitar" suas leis enquanto estiverem no território nacional.

Apesar de não se saber ainda se esse é o caso de Piperno, muitos estrangeiros foram presos por participarem dos protestos pela morte de Mahsa Amini, 22 anos, que faleceu sob custódia após ter sido levada para uma delegacia pela chamada "polícia da moral e dos bons costumes" por não usar o véu islâmico corretamente.

O caso, ocorrido em 16 de setembro, ainda gera uma série de atos em todo o país pedindo maior liberdade e mais direitos para as mulheres.

"As investigações continuam e as respectivas embaixadas e os cidadãos estrangeiros estão sendo informados dos últimos desenvolvimentos. O Irã é um país seguro para visitantes estrangeiros, ninguém será perturbado. Mas, eles devem respeitar as nossas regras", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kassani.

A prisão de Piperno ocorreu em 28 de setembro, dia do aniversário de 30 anos da italiana, e ela foi levada para a penitenciária de Evin, em Teerã. Os pais da jovem revelaram a detenção nas redes sociais e acionaram o Ministério das Relações Exteriores da Itália, que passou a acompanhar a situação de perto.

As motivações da detenção não estão claras e não se sabe se Piperno estava em algum protesto ou não seguiu alguma regra local. Por exemplo, mesmo não sendo iraniana ou seguindo a religião islâmica, a italiana - assim como todas as mulheres - precisa seguir uma rígida regra de vestimenta. (Por Ansa)

Leia também:

Sinal 5G será ativado dia 6 em 5 capitais da Região Norte
Vila Velha é única praia do ES com certificação internacional
Número de mortos por furacão Ian nos EUA passa de 100
Avião bimotor apreendido do tráfico de drogas será leiloado hoje
Cariacica: assistência social lança projeto Homem de Verdade
Leite em pó e banana prata estão mais baratos em Linhares
Serra faz ação para mulher com advogado de graça e Procon
Dia mundial do turismo é celebrado nesta terça-feira (27)
Brasil atinge 5 milhões de páginas na internet com domínio .br
Ação itinerante leva serviços para empreendedores de Viana

TAGS:
IRÃ | PRISÕES | ATOS | ESTRANGEIROS | PIPERNO