POLÍTICA NACIONAL

Em pronunciamento, Lula faz balanço dos 18 meses de gestão

Lula cita conquistas econômicas e sociais e fala da reinserção do país no cenário internacional.

Em 29/07/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Frame de Vídeo/Canal GOV

Neste domingo (28), Lula fez balanço de um ano e meio de gestão, citando conquistas econômicas e sociais e apontando a reinserção do país no cenário internacional.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem (28), que o mundo “voltou a acreditar no Brasil”, como resultado de uma diplomacia “ativa e altiva” do governo brasileiro. Em pronunciamento à nação, Lula fez balanço de um ano e meio de gestão, citando conquistas econômicas e sociais e apontando a reinserção do país no cenário internacional.

>> No G20, Brasil reafirma compromisso de combate ao racismo

“O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula citando a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro.

O Brasil está na presidência do G20, grupo composto por 19 países e dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia).

"Apostavam que o crescimento do PIB não passaria de 0,8%, mas crescemos quase 3% no ano passado. O salário-mínimo voltou a ter aumento acima da inflação. A inflação está sob controle e caindo. Mais de dois milhões e 700 mil empregos foram criados e a taxa de desemprego é a menor em 10 anos. Isentamos do imposto de renda quem ganha até dois salários mínimos", afirmou o presidente, que também reservou um espaço para as conquistas sociais dos últimos 18 meses.

O presidente, que fez questão de ressaltar o posicionamento de destaque do país no cenário internacional, disse que vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da fome.

"Vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da fome. Reforçamos o SUS. A Farmácia Popular está de volta e com novos remédios de graça. O Mais Médicos praticamente dobrou. Aumentamos o número de vagas nas creches, ampliamos os recursos para as universidades e estamos abrindo 100 novos Institutos Federais. A proteção do meio ambiente voltou a ser prioridade, e reduzimos em 52% o desmatamento na Amazônia."

Lula lembrou a abertura de novos mercados internacionais, ressaltando que o Brasil recuperou protagonismo no cenário mundial.

"Abrimos 163 novos mercados internacionais para nossos produtos. O Brasil recuperou protagonismo no cenário mundial. Em novembro vamos sediar a reunião de cúpula do G-20. Vamos colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ano que vem vamos sediar a reunião dos BRICS e receberemos a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, em Belém. Este é o resultado de uma diplomacia ativa e altiva: o mundo voltou a acreditar no Brasil, na capacidade do nosso povo e em nosso compromisso com a democracia." (Com informações da SecomPR e Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
No G20, Brasil reafirma compromisso de combate ao racismo
Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais
PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto
"Não vamos cortar o salário mínimo", reafirma Lula
Alckmin: carga tributária não aumentou no governo Lula
Lei da igualdade salarial tem boa adesão das empresas
Pesquisadora alerta para "violência política" em PEC da Anistia
Câmara aprova texto da reforma tributária com carne sem imposto
Câmara aprova urgência sobre impostos da reforma tributária

TAGS:
BRASIL | COMPROMISSO | PROTAGONISMO | LULA | PRONUNCIAMENTO