POLÍTICA NACIONAL

Kalil exonera mais de 2 mil servidores no 1º dia de gestão.

Medida faz parte de reforma administrativa que será enviada para a Câmara Municipal.

Em 02/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de dois mil funcionários públicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foram exonerados nesta segunda-feira (2), um dia após a posse do novo prefeito, Alexandre Kalil (PHS). Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Município.

Segundo a assessoria de imprensa da PBH, a medida faz parte de uma reforma administrativa que será enviada para a Câmara Municipal de Belo Horizonte. O vice-prefeito e secretário de governo, Paulo Lamac (Rede), disse que, a princípio, 2,8 mil cargos comissionados serão cortados.

Ainda de acordo com ele, há a possibilidade de novas reduções no quadro de funcionários. “Nós vamos estudar. É possível que exista sim, se formos considerar a administração indireta”.

Nesta manhã, Alexandre Kalil disse que parte desses funcionários podem voltar aos cargos. “Não houve critério [para exoneração], nós vamos ter critério para a recontratação. (...) É muito mais fácil você voltar a conta-gotas do que tirar a conta gotas”, ressaltou.

Conforme Kalil, a prefeitura ainda está fazendo um levantamento sobre os cargos comissionados e outras exonerações, além das publicadas na edição extra do Diário Oficial do Município desta segunda, podem ocorrer.

Neste domingo, o prefeito afirmou que vai governar abrindo mão de “gastos desnecessários”.

Por G1 MG, Belo Horizonte