TEMAS GERAIS

Papa ajudará 50 imigrantes do Chipre a se instalarem na Itália

A esta altura do ano, a chegada de imigrantes aumentou 38% quando comparada com 2020

Em 26/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © REUTERS / Remo Casilli/Direitos reservados

No Chipre, o porta-voz governamental Marios Pelekanos disse que o Vaticano manifestou a intenção de reassentar vários imigrantes da ilha em Roma, mas não deu detalhes.

O papa Francisco fez arranjos para que 50 imigrantes do Chipre se instalem na Itália, a fim de marcar sua viagem à ilha mediterrânea na semana que vem, disse uma fonte do Vaticano nesta sexta-feira (26).

Os 50 serão reassentados após a viagem, que começa na quinta-feira, mas dificilmente antes do Natal devido a questões de logística.

No Chipre, o porta-voz governamental Marios Pelekanos disse que o Vaticano manifestou a intenção de reassentar vários imigrantes da ilha em Roma, mas não deu detalhes.

"Esta é uma expressão de solidariedade tangível do chefe da Igreja Católica Romana a pessoas necessitadas, afirmando que o Vaticano reconhece o problema que a República do Chipre enfrenta hoje, por causa dos fluxos migratórios crescentes e a necessidade de distribuição justa entre Estados-membros da União Europeia", afirmou.

A ilha do leste do Mar Mediterrâneo, que é o país da UE mais próximo do Oriente Médio, diz ter sido inundada por recém-chegados nos últimos anos.

A esta altura do ano, a chegada de imigrantes já aumentou 38% quando comparada com todo o ano de 2020, disse o governo de Chipre.

Muitos atravessam a porosa "linha verde", o legado de um cessar-fogo de 1974 decretado após uma invasão turca ocorrida na esteira de um golpe de Estado apoiado pela Grécia, que divide a ilha entre o norte turco-cipriota e o sul greco-cipriota reconhecido internacionalmente. (Por Philip Pullella e Michele Kambas/Reuters)

Leia também:

Brasileiros mais preocupados com pobreza e pandemia
Polícia confirma que Marília Mendonça teve politraumatismo
> Estudo mostra que pandemia intensificou uso das tecnologias
Governo do ES divulga datas para pagamento do IPVA 2022
China promete contra-ataque após novas sanções dos EUA
Serra promove campanha contra a violência doméstica
ONU promove campanha contra a violência de gênero
Pena mais dura para calúnia em contexto de violência doméstica
TSE encerra audiências públicas sobre normas para eleição
Missão da Nasa tentará mudar curso de asteroide no espaço

TAGS:
PAPA FRANSCISCO | CHIPRE | ITÁLIA | VATICANO | IMIGRANTES