TEMAS GERAIS

ONU promove campanha contra a violência de gênero

ONU Mulheres começa nesta quinta-feira (25) uma campanha internacional contra a violência.

Em 25/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcos Santos/USP

Desde 1991, essa campanha atua para prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, começa nesta quinta-feira (25) uma campanha internacional contra a violência de gênero para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o quinto na lista de países com mais crimes de gênero.

As ações serão realizadas até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Desde 1991, essa campanha atua para prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Conheça a agenda global da iniciativa.

Violência doméstica

Durante a pandemia de covid-19, os números de violência doméstica dispararam no mundo. Relatório da ONU Mulheres mostra que duas em cada três mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofre algum tipo de violência. Apenas 10% denunciaram as agressões. No Brasil, dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelam mais de 100 mil casos de violência contra mulher desde o início da pandemia.

De acordo com Renata Rizzi, fundadora da iniciativa Utopiar, marca de roupas femininas sediada em São Paulo que ensina técnicas têxteis a mulheres que sofreram violência doméstica, o número de pessoas buscando ajuda aumentou.

O projeto apoia as vítimas principalmente na conquista de independência financeira e de acolhimento. A iniciativa já ajudou mais de 60 mulheres com as oficinas e gerou mais de R$ 50 mil para as participantes.

Vendas

Durante a ação da ONU Mulheres, a marca reverterá as vendas para a organização não governamental (ONG) Casa Mariás, que oferece apoio psicológico, jurídico e abrigo sigiloso para pessoas em situação de violência doméstica.

O objetivo da empresa é transformar a vida de 5 mil mulheres nos próximos dez anos no país, que ocupa a 5ª colocação entre 83 nações com o maior número de crimes contra as mulheres, de acordo com o Mapa da Violência, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. (Agência Brasil)

Leia também:

Pena mais dura para calúnia em contexto de violência doméstica
TSE encerra audiências públicas sobre normas para eleição
Missão da Nasa tentará mudar curso de asteroide no espaço
TSE inicia testes de segurança da urna eletrônica para eleição
> ​Vila Velha concorre ao projeto “Brasil, Essa é a Nossa Praia”
Detran-ES inaugura agência e debate sinalização de trânsito
O Procon de Viana dá dicas para as compras na Black Friday
Vitória decreta luto oficial pela morte de Mariazinha Vellozo Lucas
89% dos vegetais comercializados são seguros para consumo
O Procon VV alerta sobre responsabilidade das operadoras

TAGS:
ONU MULHERES | PENA | VIOLÊNCIA | DOMÉSTICA | PUNIÇÃO | CAMPANHA