CIDADE

Prefeitura de São Mateus atua em ações emergenciais

Forças-tarefas da Prefeitura atuam em todo município de São Mateus em ações emergenciais

Em 28/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMSM

Na Ladeira do Besouro, um prédio interditado há anos, teve uma parte desmoronada e o morro está cedendo, colocando em risco a população da Avenida Cricaré, no Bairro Porto.

Na Periferia, cuja população é quem mais precisa do apoio do Poder Público, várias casas alagadas e quem já tinha pouco, perdeu o pouco que tinha. Na Zona Rural, pastos alagados, gado ilhado, estradas intransitáveis. Em Guriri, ruas inteiras tomadas pelas águas. No Centro, buracos formados pela força da chuva. 

Na Ladeira do Besouro, um prédio interditado há anos, teve uma parte desmoronada e o morro está cedendo, colocando em risco a população da Avenida Cricaré, no Bairro Porto. A Prefeitura agiu rápido e interditou 48 residências, disponibilizando a Escola Municipal Carmelina Rios, no Bairro Carapina, para abrigar as famílias. Mas a grande maioria dos moradores se recusou a sair das casas. Ação foi acompanhada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, de Defesa Social e de Obras, Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. 

Mais interdição

A Praça do Mirante e a escadaria que dá acesso ao local também estão interditadas, assim como um trecho da Avenida Cricaré, onde foram registrados vários pontos de desmoronamento. 

Emergência e Solidariedade 

O prefeito Daniel Santana, que decretou Emergência no Município desde a semana passada, montou Forças-Tarefas, que estão atuando nas várias regiões de São Mateus, em ações emergenciais, para amenizar os estragos causados pelas chuvas. A principal preocupação é quanto a população nas áreas de risco, a preservação da vida humana, e as famílias que perderam praticamente tudo. A Secretaria de Assistência Social está fazendo o levantamento e cadastrando nos Programas Sociais do Município.  

Centro de atendimento dos desabrigados

Em Guriri uma das ações é a desobstrução de ruas. Alguns locais estão literalmente ilhados. Contudo, os trabalhos terão mais êxito somente após o tempo firmar. Daniel – que participa pessoalmente dos trabalhos – instalou o Centro de Apoio aos Desabrigados pela Chuva, no prédio onde funciona os Correios, ao lado da Polícia Militar. 

Socorro do Governador

Daniel informou que o governador Renato Casagrande se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso, para amenizar o sofrimento das famílias prejudicadas pelas chuvas.

“O governador tem um olhar humano, entende a dificuldade que nós, em São Mateus, estamos passando, e a mesmo acontece em outros municípios capixabas. Essa parceria é fundamental para que possamos ajudar quem mais precisa do Poder Público.” (Secom/PMSM)

Leia também:

Famílias do Forte São João recebem escrituras de suas casas
Chuvas mantém Serra em alerta para escorregamento
Procon Vitória orienta lojistas sobre direitos dos consumidores
Procon de Viana orienta consumidores sobre a Black Friday
Aracruz alcança 7.0 pontos no ICEE2022 e é 1º lugar na região
Black Friday: Procon de Vila Velha orienta os consumidores
Prefeitura entrega a sétima capela mortuária de Linhares
Vila Velha: Vila Natalina 2022 será aberta nesta sexta (25)
Cariacica faz limpeza mecanizada e manual em canais
Vila Velha dá início nas obras de pavimentação no Divino ES

TAGS: 
SÃO MATEUS | AÇÕES | EMERGENCIAIS | FORÇAS-TAREFAS | INTERDIÇÃO