CIDADE

Romu de Vitória recebe primeiro uniforme oficial do GCMV

Romu recebeu o primeiro uniforme oficial do grupamento especial da Guarda Civil de Vitória

Em 26/10/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A Romu é a unidade especializada da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), e dentre suas variadas atribuições, são contempladas ações de natureza especial e tática. 

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) recebeu o primeiro uniforme oficial do grupamento especial da Guarda Civil de Vitória (GCMV), no início da tarde de segunda-feira (25), em solenidade realizada na Sala de Reuniões do prefeito.

A Romu é a unidade especializada da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), e dentre suas variadas atribuições, são contempladas ações de natureza especial e tática. 

Este cenário impõe aos agentes o uso de equipamentos e armamentos diferenciados. 

O uniforme tático é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) do operador de segurança pública, e este novo uniforme garante melhor conforto térmico, aumentando a eficiência e concentração em patrulhamentos táticos.


Foto: Leonardo Silveira/PMV

A camuflagem digital urbana permite melhor segurança em progressão em locais de alto risco, joelheiras asseguram segurança e conforto em posições heterodoxas de tiro, e destacam os chamados Romunianos, do efetivo comum, trazendo maior motivação ao efetivo, permitindo um trabalho de melhor qualidade entregue ao cidadão capixaba. 

"Para nós é um prestígio realizar essa entrega. É fruto do trabalho de vocês, do empenho nesses 10 meses de gestão. Vocês já se tornaram referência! As demandas que não existiam, hoje existem. As pessoas querem o trabalho da Guarda Municipal, da Romu, é reflexo do trabalho que tem sido reconhecido, sem aumentar o efetivo. Isso é gestão, planejamento, preparação", afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O novo comandante da GCMV, Fábio Rebello Alves, foi apresentado.

"Ao longo desses 13 anos que tenho na Guarda, desenvolvemos diversos serviços, e antes do início da gestão, apresentamos projetos ao secretário Ícaro Ruginski e ao prefeito Lorenzo Pazolini, dentre eles o canil, a Romu e a Gerência de Inteligência. Temos outros que pensamos e queremos levar à frente para essa instituição de segurança. Com essa mudança de filosofia na Guarda, conseguimos atuar em todas as regiões do município. Hoje, conseguimos dar apoio à toda população de Vitória", disse.

"Essa é mais uma entrega importante que estamos fazendo. A Romu tem desempenhado um papel importante para a população. Com desempenho e comprometimento com a cidade, o grupamento hoje recebe mais um equipamento para que o efetivo possa continuar alcançando grandes resultados", aponta o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

Força-Tarefa

A partir de dezembro, os grupamentos de Proteção Comunitária e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), vão participar de uma Força-Tarefa da Polícia Federal. Essa é uma participação pioneira entre as guardas municipais brasileiras, tendo Vitória como estreante para combater o crime organizado, fruto do investimento e da capacitação dada pela atual gestão.

Para realizar as ações, dois agentes foram escolhidos para um curso com a Drug Enforcement Administration (DEA), a agência de narcóticos norte-americana que já foi responsável pelos casos de pessoas como Pablo Escobar, retratado na série Narcos, da Netflix, por exemplo.

Romu

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) em Vitória foi criada na atual gestão e se formou no dia 22 de julho. É um grupo tático operacional com objetivo de dar apoio às equipes de prevenção, devidamente treinado e equipado, atuando no controle de distúrbios, na retomada de pontos críticos, em locais onde há maior incidência de crimes violentos e no combate à criminalidade.


Foto: Leonardo Silveira/PMV

A equipe fica instalada na base de Goiabeiras. No local, monta as estratégias para o patrulhamento, divisão de guarnições e avaliações do que tem sido feito na semana.

Com a criação da Romu, a GCMV passou a ter autonomia para dar cursos práticos aos agentes de Vitória e de outros municípios, como está acontecendo neste semestre com a primeira turma de Cariacica.

Os agentes da Romu já realizaram diversas prisões, cumprimentos de mandado, e ações integradas com o grupamento de Trânsito e as polícias Civil e Militar. (Secom/PMV)

Leia também:

Aracruz vai ter a instalação de uma Estação Meteorológica
Vila Velha faz manutenção de ruas com novo calçamento
> ​Assistência Social realiza ação em Vila Velha nesta terça (26)
Prefeitura de Vitória vai instalar guarda corpo em Camburi
Prefeitura de Serra vai fomentar o esporte no município
Outubro Rosa: Saúde de Vitória tem serviços para mulheres
Pazolini lança novo marco regulatório para licença ambiental
Prefeitura da Serra vai distribuir absorventes íntimo de graça
Prefeitura de Guarapari realiza mutirão de negociação de dívida
Prefeitura de Serra tem eventos especiais na Semana do Idoso

TAGS:
VITÓRIA | ROMU | GUARDA CIVIL | UNIFORME | FORÇA-TAREFA