CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Startup de design gráfico Hubee de malas prontas para Dubai

Startup de design gráfico por assinatura acelerada pelo SEEDES está pronta para ir à Dubai.

Em 21/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hubee/(By Fapes)

A dupla cofounder e sócia da Hubee, Elaine Colombo e Samar Ghattas, conta como surgiram as novas oportunidades para a empresa após a participação no Programa Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), da Fapes.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

No mundo da inovação, o termo aceleração de startups vai muito além da palavra velocidade, como podemos pensar inicialmente. Programas com este objetivo ajudam as empresas inovadoras a fazerem novas conexões, trocar experiências, ir mais longe e voar alto. Este é o exemplo da startup mineira – Hubee, especializada em design gráfico por assinatura, que está de malas prontas para marcar presença no evento GITEX Expand North Star 2024 em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante seis meses, a empresa participou do programa Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES), cresceu com o aprendizado e agora compõe a missão de internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ao evento.

>> Especialistas apontam inovações em estrutura das olimpíadas

O SEEDES, 1º programa público de aceleração de startups do Estado, é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Seu propósito é fomentar projetos de inovação em fases de tração ou escala, por meio de incentivos financeiros, capacitações e ações de difusão.

A dupla cofounder e sócia da Hubee, Elaine Colombo e Samar Ghattas, conta como surgiram as novas oportunidades para a empresa após a participação no Programa SEEDES da Fapes.

“Com o apoio do programa podemos desenvolver nossa própria plataforma de design por assinatura, que até então era uma white label contratada, o que além de aumentar muito nosso custo, tinha muitos gaps operacionais. A partir do lançamento dessa plataforma nova, em junho de 2023, focamos em desenvolver novos planos de assinatura, integrar novas features, expandir nossa cartela de clientes e demos nosso primeiro passo em busca de clientes fora do Brasil”, afirmou Elaine Colombo.

A sócia da startup, Samar Ghattas, disse que é mais difícil fazer conexões com grandes players, mas com o apoio da aceleração conseguimos nos conectar mais facilmente.

“Nossa expectativa é lançar os planos de assinatura internacionais; ampliar a rede de contatos para estabelecer parcerias; e aproveitar as visitas técnicas aos players de inovação para entender melhor o mercado e identificar novas oportunidades. O programa SEEDES abre portas, principalmente, quando empreendemos fora do eixo Rio-São Paulo, é mais difícil fazer conexões com grandes players, mas com o apoio da aceleração conseguimos nos conectar mais facilmente. Já participamos de duas acelerações. Na primeira, em 2021, não tivemos nenhuma contrapartida financeira, mas pudemos estruturar nosso modelo de negócios e dar os primeiros passos. Em 2023, no SEEDES, alavancamos o desenvolvimento do nosso principal produto de uma forma muito rápida e eficiente.”

O diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, explica que o 1º edital do Programa foi aberto em junho de 2022 e selecionou 30 startups de negócios variados, em fase de validação ou operação. Foram disponibilizados até R$ 100 mil em recursos para cada projeto, além de seis meses de aceleração presencial em Vitória, por meio de atividades de mentorias, capacitações, difusão, imersão e networking.

“Startups capixabas e de outros estados puderam participar do programa SEEDES, porque o objetivo foi justamente fortalecer a inovação capixaba por meio de conexões e compartilhamento de conhecimentos e práticas entre os atores do ecossistema brasileiro de empreendedorismo e inovação.”

GITEX Expand North Star

A GITEX Expand North Star 2024, ocorrerá de 10 a 16 de outubro de 2024, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), em uma área dedicada à startups, seguindo um modelo de exibição de startups e facilitadores do ecossistema com uma programação repleta de palestras, sessões de pitch de startups e premiação. O evento reúne compradores dos mercados de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo - Oriente Médio, Norte da África e Ásia. Em geral, o público da feira inclui desde startups a gigantes globais da tecnologia revelando suas mais recentes inovações. Além disso, há oportunidade de interagir com líderes influentes e tomadores de decisão do setor público. A estimativa é de participação de mais de 1.800 empresas de tecnologia, 650 palestrantes e 900 investidores.

A ApexBrasil, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará de 10 a 16 de outubro, a Missão de Internacionalização à GITEX Expand North Star 2024 voltada para empresas de base tecnológica com soluções escaláveis, com potencial de abertura de operação nos EAU. O objetivo das agendas é conectar as empresas brasileiras a importante atores do ecossistema de inovação dos EAU para que ganhem exposição, criem canais para desenvolver pilotos e validações de mercado, obtenham conhecimento para ajustar seus modelos de negócio para região e, assim, acelerem seu processo de expansão internacional para região. (*Com informações da ApexBrasil/Fapes)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Especialistas apontam inovações em estrutura das olimpíadas
Produção científica cai e volta ao patamar pré-pandemia
Equipe capixaba de robótica está entre 5 melhores do mundo
Governo do ES lança “Projeto Recupera” para celulares roubado
Grupo Simec passa a integrar Comitê de Inovação de Cariacica
Jornalista Giuliana Morrone ministrará pelestra em Vitória
Empresa leva internet para mais de 6.000 mil alunos de Cariacica
Conecta.ceo: especialistas debatem a inteligência artificial
ESX: Inscrições abertas para maior evento de inovação do ES

TAGS:
STRTUP | DESIGN | INOVAÇÃO | ASSINATURA | DUBAI