POLÍTICA NACIONAL

Temer recebe presidente de governo da Espanha no Palácio do Planalto.

Mariano Rajoy fez a primeira visita de um chefe de governo espanhol ao Brasil em nove anos.

Em 24/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O presidente Michel Temer recebeu nesta segunda-feira (24), no Palácio do Planalto, o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy. Esta é a primeira visita de um chefe de governo espanhol ao Brasil em nove anos.

Temer e Rajoy primeiramente tiveram uma conversa privada e depois de participaram de uma reunião com a presença de ministros e empresários do Brasil e da Espanha. Entre os assuntos, estão a cooperação bilateral e as negociações entre o Mercosul e a União Europeia.

Após a reunião, os presidentes vão assinar instrumentos de cooperação das escolas diplomáticas do Brasil e Espanha, na área de infraestrutura e transporte e de intercâmbios entre instituições de ciência e tecnologia dos dois países.

Em seguida, Temer e Rajoy vão participar de um almoço oferecido ao mandatário espanhol no Palácio do Itamaraty.

A Espanha é o segundo maior investidor no Brasil, atrás dos Estados Unidos. Só nos primeiros três meses deste ano, a Espanha injetou US$ 819,4 milhões na economia brasileira. Em 2016 as trocas entre os dois países chegaram a US$ 5,2 bilhões.

O governo brasileiro divulgou um vídeo para anunciar a visita do presidente espanhol e dizer que quer estreitar as relações com o país europeu. O ministro das relações exteriores, Aloysio Nunes, foi escalado para falar das relações entre os dois países.

“É muito dinheiro, mas nós queremos mais”, diz o ministro sobre o volume de investimentos da Espanha no Brasil. “Nós queremos incrementar esse fluxo de investimentos. Inclusive com a participação de pequenas e médias empresas, cuja participação na economia espanhola é muito importante.”

Desde que chegou à presidência, após o impeachment de Dilma Rousseff, Temer recebeu, além de Rajoy, as visitas oficiais dos presidentes Mauricio Macri, da Argentina, e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal.