CIDADE

Vitória é 1º lugar no ranking nacional em gestão pública

O CLP apontou esses e outros potenciais de Vitória em rdados divulgado nesta segunda (9).

Em 09/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), em 2024, Vitória foi considerada a terceira cidade mais competitiva entre todos os municípios com população acima de 80 mil habitantes, ganhando cinco posições em relação ao último levantamento. 


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Município com melhor funcionamento da máquina pública no Brasil e vocação para receber e atrair novos investimentos. Um levantamento do Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou esses e outros potenciais de Vitória em resultado divulgado nesta segunda-feira (9).

>> Prefeitura de Aracruz é finalista do Prêmio Inoves 2024

O pilar considera os seguintes indicadores: 
- custo das funções administrativas e legislativas;
- qualidade da informação contábil e fiscal;
- tempo para abertura de empresas;
- qualificaçãpo do servidor;
- transparência municipal. 

Conforme o CLP, "uma máquina pública que seja eficiente, eficaz, funcione de forma transparente, com custo adequado, e que seja composta por um corpo de servidores qualificados, capaz de identificar oportunidades e resolver problemas, é decisiva para a melhoria da competitividade municipal. Quando as instituições governamentais reduzem o custo da transação econômica, a energia dos agentes econômicos se volta para tarefas que reforçam o dinamismo da economia".

Em cinco edições do Ranking de Competitividade dos Municípios, Vitória ocupou a 3ª posição entre as capitais este ano e também em 2021, ambos na atual gestão da PMV. Nesta edição, por sinal, a capital foi considerada a terceira cidade mais competitiva entre todos os municípios com população acima de 80 mil habitantes, ganhando cinco posições em relação ao último levantamento. 

O prefeito de Vitória e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), destacou o choque de gestão adotado logo quando assumiu, em janeiro de 2021, o que permitiu que a cidade voltasse a receber grandes intervenções e investimentos. 

Ter o melhor funcionamento da máquina pública no Brasil significa que o município tem utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Um município com suas contas em dia e com uma gestão equilibrada cria mais oportunidades de emprego e renda para os moradores da região. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado, comprovando a eficiência de nossas equipes na promoção de bem-estar social e qualidade de vida para nossos moradores.

Confira os dados do levantamento no endereço: rankingdecompetitividade.org.br

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Prefeitura de Aracruz é finalista do Prêmio Inoves 2024
Obra aumentará fornecimento de água para Jabaquara e Limeira
Detran|ES inaugura área de provas para tirar CNH em Viana 
Praça recreativa será construída na Vila Samarco, em Anchieta
Marechal Floriano ganha local de provas práticas de CNH
Festa de 473 anos de Vitória com shows de graça na Praça do Papa
Vitória é 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios
Aracruz é a 2ª cidade mais competitiva do Espírito Santo
Bicicletas compartilhadas e estações passam por renovação

TAGS:
VITÓRIA | RANKING | CIDADE | COMPETITIVIDADE | DESENVOLVIMENTO