SAÚDE

Ações simples podem combater ao mosquito Aedes aegypti

É importante que toda comunidade tenha uma rotina de cuidados no combater ao mosquito

Em 30/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

A Secretaria da Saúde tem orientado aos municípios para que articulem ações de forma a promover reuniões e organizem um corpo técnico de educação em saúde, com divulgações de campanhas e de materiais educativos.

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, divulgou, nesta quinta-feira (30), o 51° boletim do Aedes aegypti. O Espírito Santo registrou, de janeiro a outubro deste ano, 924 casos de zika. O boletim informa ainda a incidência de dengue e chikungunya. Foram confirmados 14.986 e 3.069 casos, respectivamente, no mesmo período.

É importante que toda a comunidade tenha uma rotina de cuidados para combater o Aedes aegypti. Atos simples como limpar o quintal de casa podem evitar a proliferação do mosquito e manter a população protegida.

Além disso, medidas essenciais, como evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada fazem a diferença no combate ao mosquito. 

A Secretaria da Saúde tem orientado aos municípios para que articulem ações de forma a promover reuniões e organizem um corpo técnico de educação em saúde, com divulgações de campanhas e de materiais educativos, a fim de que as informações possam chegar a toda a população. 

São atitudes simples, realizadas pela população, em conjunto com as ações de gestores municipais e do Estado, que tornam o combate mais efetivo contra o mosquito e às doenças por ele causado, como a zika, chikungunya e dengue. 

Veja aqui o 51º boletim da dengue
Veja aqui o 51º boletim de zika
Veja aqui o 51º boletim Chikungunya. (As informações são da Sesa)

Leia também:

Serra reforça atendimento a pacientes com síndrome gripal
Vitória abre agendamento para vacina contra Covid e Gripe
Sintomas gripais: Saiba quando procurar os atendimentos
Linhares suspende consultas eletivas nas unidades de saúde
Ministério reajusta valores pagos no SUS para hemodiálise
Centro Integrado em Vila Velha ganha posto de vacinação
Estado abre vagas de residência médica de Neurocirurgia
Consulta sobre a vacinação infantil é uma questão pacificada
Aracruz terá vacinação e testagem neste final de semana
Consumir grãos integrais pode diminuir risco de diabetes

TAGS: 
DENGUE | CHIKUNGUNYA | ZIKA | CUIDADOS | COMBATE | SESA