SAÚDE

Sintomas gripais: Saiba quando procurar os atendimentos

Viana orienta que a população procure os serviços de urgência em caso de sintomas graves

Em 30/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Secom/PMViana

Sintomas gripais mais leves, como febre, tosse seca, mal-estar, cansaço e dores de cabeça devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os serviços de Urgência e Emergência registraram um aumento de casos de sintomas gripais nos últimos dias, levando o sistema de saúde a operar no limite de sua capacidade. Como exemplo, uma das unidades, que costumava ter 180 atendimentos diários, passou para 480, um aumento de três vezes no atendimento.

Por conta disso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), orienta que a população só procure os serviços de urgência e emergência em caso de sintomas graves da doença, como falta de ar, aperto no peito, desidratação e náuseas.

Sintomas gripais mais leves, como febre, tosse seca, mal-estar, cansaço e dores de cabeça devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, ressalta que apesar do aumento no número de atendimentos, o município não vai alterar ou reduzir nenhum serviço da saúde.

“Em Viana, neste momento, não vamos interromper nenhum tipo de atendimento, incluindo as consultas eletivas. O município está preparado para prestar serviço a toda população, seja em caso de sintomas gripais ou qualquer outra situação de saúde”, pontuou Jaqueline.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade receberam reforço para atender a população. São elas: Campo Verde; Marcílio de Noronha I; Ipanema; Industrial; Universal; Areinha; Soteco; Jucu; Viana Sede; Primavera; Morada de Bethânia; Nova Bethânia I, Nova Bethânia II e Canaã.

A SEMSA enfatiza ainda que no feriado prolongado do Ano Novo, o Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi e a UPA de Viana Sede funcionarão normalmente, com o quadro completo de médicos e de enfermagem, atendendo principalmente urgências.

Orientação e cuidados contra a gripe:

A Secretaria da Saúde alerta para o aumento do número de casos de síndromes gripais, em observação ao aumento da procura de serviços de saúde pela população, no município.

É importante que a população siga as orientações de cuidados e mantenha os hábitos que previnem infecções respiratórias, como:

● Uso correto de máscara facial;

● Vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza;

● Uso de lenço descartável para higiene nasal;

● Busca do serviço de saúde, em caso de sintomas gripais;

● Não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

● Manutenção dos ambientes bem ventilados;

● Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

● Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

● Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

● Adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Vacinação contra gripe

Como defesa para combater tanto para gripe, como a Covid-19, a vacinação e a testagem de todas as pessoas sintomáticas acontece nas 18 Unidades de Saúde do município, sem a necessidade de agendamento, de 08h às 15h, de segunda a quinta-feira, nesta semana.
A Unidade de Saúde de Marcílio de Noronha estará funcionando nesta sexta-feira, 31, das 8 às 16 horas, para vacinação contra Covid-19 e Influenza. No local também será realizado teste de antígeno para detectar a Covid-19.
A cobertura vacinal de Influenza do município é de 87%, sendo a meta de 90%. O imunizante está disponível, a todos os cidadãos a partir de seis meses de idade. (Secom/PMViana)

Leia também:

Linhares suspende consultas eletivas nas unidades de saúde
Ministério reajusta valores pagos no SUS para hemodiálise
Centro Integrado em Vila Velha ganha posto de vacinação
Estado abre vagas de residência médica de Neurocirurgia
Consulta sobre a vacinação infantil é uma questão pacificada
Aracruz terá vacinação e testagem neste final de semana
Consumir grãos integrais pode diminuir risco de diabetes
Festival de Casquinha de Siri na Ilha das Caieiras, em Vitória
Saiba como aprender a gostar de frutas, legumes e verduras
Manguinhos realiza 3ª edição do Circuito da Moqueca Capixaba

TAGS: 
VIANA | GRIPE | SINTOMAS | ATENDIMENTO | SEMSA