SAÚDE

Himaba registra recorde de atendimento e amplia tecnologias

O Pronto-Socorro do Himaba também bateu recorde, com 52.270 atendimentos, em 2022. 

Em 12/01/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto : Divulgação/SESA

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) fechou o ano passado com o recorde em atendimento ambulatoriais, com 58.996 atendimentos realizados.

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha e gerenciado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), deu início ao novo ano com um importante levantamento assistencial referente ao ano de 2022 e a satisfação de 88,87% dos usuários.

A unidade fechou o ano passado com o recorde em atendimento ambulatoriais, com 58.996 atendimentos realizados. O Pronto-Socorro também bateu recorde, com 52.270 atendimentos. 

Outro dado importante está nos atendimentos em nefrologia. Referência em nefrologia pediátrica no Espírito Santo, o Himaba realizou 1.719 atendimentos na especialidade em 2022, com um aumento em mais de 130% em quatro anos –, em 2018, foram realizados 718 atendimentos na especialidade. 

Cirurgias

No setor de cirurgias, foram realizados 5.987 procedimentos, entre eletivas, obstétricas e de emergência. Para as intervenções cardíacas, foram contabilizados 182 procedimentos. A maternidade também está entre os setores de números recordes em 2022. Foram realizados 2.902 partos, entre normais e cesárias. Para efeito comparativo, em 2018, a unidade realizou 446 partos. 

O diretor-geral da unidade, Fabio Diehl, destacou a importância do ano que passou para a história da instituição e o aprimoramento do atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os números comprovam o quanto temos nos movimentado para entregar um serviço diferenciado, pautado pelo respeito e acolhimento. A perspectiva é sempre de crescimento. Que 2023 acompanhe esse ritmo de avanços”, disse.

Diante dos dados de atendimento na unidade hospitalar, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, ressaltou a valorização profissional e os investimentos como motrizes para os indicadores positivos.

“Desde o início da nossa gestão, tivemos o compromisso de priorizar a qualidade, a humanização e nos ovos investimentos. Diversas capacitações, implementação de novos serviços e o respeito à população integraram o trabalho realizado em 2022. Neste ano, vamos certamente caminhar para mais conquistas. Parabenizo cada profissional pelo empenho, dedicação e eficiência", complementou Samir Siviero.

Avanços tecnológicos

Uma das características da gestão do Himaba é a implantação de tecnologias que possibilitem assertividade e agilidade aos processos. Por isso, além de aperfeiçoar a ferramenta de Business Intelligence, o ano de 2022 também foi dedicado ao desenvolvimento do aplicativo de avaliação dos colaboradores. Na plataforma, as lideranças de cada setor registram o desempenho dos membros de suas equipes trimestralmente. 

Sobre o aplicativo, Fabio Diehl explicou que é uma forma de traçar quesitos, como produtividade, assiduidade e relacionamento interpessoal dos profissionais, além da estruturação dos setores de acordo com o perfil de atuação de pessoal.

O gestor avaliou também o desenvolvimento das ações humanizadoras e a implantação da farmácia clínica, que proporcionou economia significativa de quase R$ 500 mil, como pontos positivos do ano passado.

Investimentos

Em maio de 2022, o Himaba recebeu novos focos cirúrgicos. Em seguida, o hospital recebeu mais de 120 poltronas para o acolhimento de acompanhantes nos setores de maternidade, pediatria, Pronto-Socorro, UTI
Pediátrica e Semi-Intensiva.

O setor de radiologia também contou com novos investimentos. Em junho do mesmo ano, foi implantado moderno detector de Raio-X digital, que capta a imagem e a disponibiliza na tela do computador em apenas 2,5 segundos. Além da agilidade, a ferramenta ainda reduz em 20% o nível de radiação emitido durante a realização do exame, conferindo mais segurança tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Em agosto, foi a vez da unidade hospitalar receber novos aparelhos Bilitron Sky e Bilitron Bed para uso dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e na maternidade. O investimento nos equipamentos utilizados para tratamento de icterícia ficou em R$ 104 mil. (As informações são da Sesa)

Leia também:

Governo prepara plano emergencial "exames e cirurgias"
Campanha Janeiro Branco reforça importância da saúde mental
Vacinas para crianças até 4 anos estão esgotadas, diz ministério
Fiocruz: InfoGripe apresenta queda lenta de SRAG em adultos
China pede à OMS posição imparcial sobre covid-19 no país
Anvisa aprova tratamento para obesidade com injeção semanal
Prefeitura de Cachoeiro investe e fortalece serviço de Saúde
Festa de Réveillon reuniu um milhão de pessoas em Vila Velha
Prefeitura de Aracruz vai ampliar a rede de iluminação pública
Show de luzes e muita música fizeram o Réveillon de Vitória
Serra inaugura um novo ecoponto em Jardim Carapina

TAGS:
HIMABA | EXAMES | TECNOLOGIA | HOSPITAL | EMERGENCIA | ATENDIMENTO