POLICIA

Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio

A investigação começou em 2019 e partiu de auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União.

Em 21/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a operação Freeware para combater fraudes em licitações e em contratos realizados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) para prestação de serviços de modernização administrativa portuária.

A ação tem a participação de 20 policiais. Eles cumprem quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em São Paulo e um no Recife, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A investigação começou em 2019 e partiu de auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), “que apontam indícios da ocorrência de direcionamento em pregão eletrônico, o que pode resultar na responsabilização de eventuais servidores públicos envolvidos nas fraudes”.

Segundo a PF, as auditorias do TCU e a interna da própria CDRJ indicam que “há grande probabilidade de que produtos de tecnologia contratados e instalados por empresa contratada na Companhia Docas não passem de software já disponível na administração pública federal”.

Um deles, segundo a PF, é o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Por isso, a conclusão é de que “há indícios de que não teria havido o desenvolvimento de qualquer produto efetivamente contratado, cujos contratos, somente com a Docas, somam mais de R$ 17 milhões”.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude em licitação e peculato, além de outros que possam surgir no decorrer das investigações.

O nome da operação é porque a palavra freeware, em inglês, significa programa de computador posto gratuitamente à disposição dos usuários. (Por Cristina Índio do Brasil - Rio de Janeiro)

Leia também:

Força-Tarefa da PF terá GCM de Vitória, de Vila Velha e PRF
PRF registra queda de 21% em acidentes graves durante feriado
Operação da Sefaz apreende mais de 12 mil maços de cigarro
PF faz operação contra empresa investigada na CPI da covid
GCM de Vitória cumpre mandado de prisão e recupera carro
Convênio com SESP integra Guarda Civil de Serra ao CIODES
Homicida é preso pela Guarda Civil Municipal de Vitória
Guarda Civil de Vitória participa de Força-Tarefa da PF
Polícia Federal faz buscas na sede da Precisa em São Paulo
Polícia faz operação contra agiotagem no ES e mais 4 estados

TAGS: 
FEDERAL | FREEWARE | DOCAS | SOFTWARE | OPERAÇÃO