SAÚDE

Prefeitura confirma dois casos de zika vírus em Vitória-ES.

Casos foram notificados nos bairros Maria Ortiz e Jesus de Nazareth.

Em 04/11/2015 Referência JCC

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória informou na tarde desta terça-feira (3) que foram confirmados, por exames de laboratório, dois casos de infecção pelo vírus zika na capital. Ele provoca uma doença que, no início, tem as características da dengue e é transmitida pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.

Os casos foram notificados em uma mulher de 35 anos, que mora no bairro Maria Ortiz, e em um adolescente de Jesus de Nazareth.

A Prefeitura de Vitória alerta que há possibilidade de outros moradores serem diagnosticados com a infecção. Até o momento, é esperado o resultado de 10 coletas. Por isso, a administração municipal informou que vai intensificar o combate aos focos do mosquito.

"É fundamental o apoio da população no sentido de manter a vigilância em casa para eliminar os possíveis criadouros de mosquito. Os passos para fazer essa inspeção começam pela regra básica de não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente", destacou a gerente de Vigilância em Saúde da Semus, Arlete Frank Dutra.

PA da Praia do Suá
O Ministério da Saúde (MS) instituiu como vigilância para introdução do vírus zika a estruturação de unidades sentinelas. A Semus determinou que o Pronto-Atendimento da Praia do Suá (PAPS) é o serviço para essa vigilância desde setembro de 2015.

Outras recomendações da Semus para combater o mosquito e a doença são: manter fechados recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas; não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas e outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenadas.

Fonte: G1-ES