CULTURA

Projeto promove diálogo entre danças, música e fotografia

O Projeto ‘Jogo de Dentro’ promove diálogo entre danças urbanas, música e fotografia

Em 20/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

As apresentações serão nos dias 23 de setembro, das 15h às 18h; no dia 24, das 19h às 22h; e no dia 26, das 20h às 23h.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Promover o diálogo de diferentes linguagens, por meio da improvisação entre músicos, dançarinos e fotógrafos, com uma direção de coreografia. Essa é a proposta inovadora do Projeto “Jogo de Dentro”, que será realizado nos próximos dias 23, 24 e 26 de setembro, no Espaço Ladeira, no Centro de Vitória. 

>> Exposição sobre história da imigração italiana será aberta   

As apresentações serão nos dias 23 de setembro, das 15h às 18h; no dia 24, das 19h às 22h; e no dia 26, das 20h às 23h. A entrada é gratuita. Uma iniciativa da União de Dançarines do Espírito Santo (UDES), o Projeto “Jogo de Dentro” foi contemplado pelo Edital 03/2022 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult).

A atividade tem como foco o fomento da cultura urbana em suas diversas expressões artísticas, apostando na interação com o público e na criação coletiva dos participantes. À frente do projeto está a mente criativa da dançarina, professora de dança e produtora cultural Yuriê Perazzini. Ela é cofundadora da UDES, juntamente com a visual merchandiser Zênia Cáo, e, desde 2016, coordena a Casa Urbana, espaço cultural localizado em sua própria residência, no bairro Maruípe, em Vitória.

No local, a coordenadora desenvolve ações de formação, pesquisa e residência artística, em diálogo com as danças afro-urbanas, e realiza eventos voltados para a cultura de base comunitária. 

Sequências
 
Em “Jogo de Dentro”, Yuriê Perazzini atuará como diretora coreográfica, conduzindo um time de artistas totalmente composto por pessoas pretas e indígenas. Entre os participantes do projeto estão o músico, educador, compositor e poeta Gessé Paixão; o produtor musical Leandro Bonfim; a bailarina, arte-educadora e angoleira Makapon Puri; a dançarina urbana Nick Sacre; o artista da dança, capoeirista, dreadmaker e produtor cultural Danilo dos Anjos; e o fotógrafo, geógrafo, professor e capoeirista Douglas Bonella.
 
Ao longo dos encontros, que terão, em média, 1h30 de duração, serão criadas sequências coreográficas em um jogo-dança, por meio do diálogo entre músicos, dançarinos e fotógrafo, a partir do direcionamento da coreógrafa.

“A iniciativa propõe experimentações, por meio de jogos lúdicos, que podem ser compreendidos como composições coreográficas: texturas, tempo, velocidade, espaço e subjetividade, tudo acontecendo ao vivo”, detalha a diretora Yuriê Perazzini.

“É importante dizer que o fotógrafo também entra na dança. Ele joga com a luz e cria diálogos entre os movimentos de sua câmera, os movimentos dos corpos e os sons”, acrescenta a artista.

Enquanto o jogo se desenvolve, o público é convidado a entrar na dança e a interagir diretamente com os artistas. Ao final de cada apresentação, haverá uma roda de conversa em que todos os participantes poderão descrever suas impressões em relação à experiência.

“Será um momento de reflexão sobre as questões raciais e as culturas urbanas pretas e periféricas em diáspora”, adianta Yuriê Perazzini.

Capoeira

O título do projeto é inspirado no jogo de capoeira, em que acontece o diálogo entre música e movimento. Para a coreógrafa, “Jogo de Dentro” configura-se como lugar de diálogo interno entre quem toca e quem se move, assemelhando-se à manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos da dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade. 

“Na capoeira, a relação se dá entre quem toca o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e os capoeiristas que jogam no centro da roda. Algo similar acontece nas jams das danças urbanas e nos movimentos da sound system, em que as pessoas chegam para tocar, dançar e improvisar coletivamente”, ensina. Juntamente com a capoeira, a trilha musical executada ao vivo trará elementos do congo, de modo a valorizar a cultura popular do Espírito Santo.

Entre as contrapartidas do projeto “Jogo de Dentro”, está a realização de um vídeo contendo as ações resultantes dos encontros, com cerca de cinco minutos de duração, que será publicado no Instagram e no YouTube.

Sobre a diretora:

Yuriê Perazzini
 é capoeirista, dançarina, professora, coreógrafa, pesquisadora, artista e gestora do espaço cultural Casa Urbana. Precursora das danças urbanas no Espírito Santo, desde 2002, ela vem se aprofundando nos estudos da diáspora africana. Em 2009, criou a União de Dançarines do Espírito Santo (UDES) e o Encontro de Danças Urbanas, além de ser criadora da metodologia “Dance Fusion: Como descolonizar um corpo? – Método Moquear”.

Serviço:

“Jogo de Dentro” – Projeto de danças urbanas dirigido por Yuriê Perazzini

Datas:
23 de setembro - das 15h às 18h
24 de setembro - das 19h às 22h
26 de setembro - das 20h às 23h

Local: Espaço Ladeira - Rua Nestor Gomes, 277, Edifício Anchieta, Centro, Vitória (ES). (As informações são da Secult) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Exposição sobre história da imigração italiana será aberta
Procurador José de Ribamar revela casos de sua carreira em livro
Projeto capixaba de coristas fica em 2º lugar em festival
3ª Mostra CineMarias divulga programação gratuita na Ufes
Usuários do Caps vão assistir à apresentação da Orquestra
Contarato propõe tornar Festa da Penha patrimônio cultural
Coletivo anchietense ganha prêmio de melhor filme’ em festival
Festa do Vinho e da Uva em Santa Teresa começa nesta sexta

TAGS:
PROJETO | DIÁLOGO | DANÇAS | MÚSICA | FOTOGRAFIA