SAÚDE

Saúde realiza treinamento sobre vírus Zika para capacitar profissionais.

As orientações são consideradas fundamentais após a confirmação de dois casos no ES

Em 07/11/2015 Referência JCC

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai promover a capacitação das equipes que atuam no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), nas unidades de saúde e Pronto-Atendimentos (PA´s) a respeito do vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

O treinamento será realizado nestas segunda (9), terça (10) e quarta-feiras (11), no auditório da Prefeitura de Vitória, e objetiva orientar os profissionais sobre a conduta nas atividades de rotina das equipes. Essas orientações são consideradas fundamentais após a confirmação de dois casos do vírus em Vitória.

"A proposta é preparar os agentes de combate às endemias, supervisores de endemias, agentes comunitários de saúde e enfermeiros/sanitaristas responsáveis pela vigilância nos níveis locais, a fim de qualificar as visitas realizadas, identificar situações de risco e suspeitas de casos, como também esclarecer as dúvidas dos profissionais e, assim, dos moradores por eles assistidos", explicou a bióloga Clara Scarpati Alvarenga, coordenadora técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) da Semus.

Abordagens

Nas reuniões sobre o vírus Zika, será abordada a situação epidemiológica da doença no Brasil e no município. Além disso, também serão repassadas orientações de conduta para os servidores durante as atividades de rotina, em especial nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

Foram convocados todos os agentes de combate às endemias e vigilância ambiental, os supervisores do Programa de Controle do Vetor, a equipe do controle do mosquito comum, a equipe do laboratório do CVSA, a equipe de Educação em Saúde, os diretores das unidades de saúde e PA´s.

Turmas

As equipes serão divididas em três turmas:

  • Turma 1 - Segunda-feira (9), das 13h30 às 16h30 - Equipes/Unidades das Regiões Continental e Forte São João.
  • Turma 2 - Terça (10), 8h às 11h - Equipes/Unidades das Regiões de Maruípe e Centro
  • Turma 3 - Quarta (11), das 8h às 11h - Equipes/Unidades das Regiões de São Pedro e Santo Antônio (incluindo os servidores internos do CVSA)

Orientações

Quem apresentar os primeiros sintomas deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Alguns sinais e sintomas da doença são febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, dores em articulação, dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

 

Fonte:PMV