SAÚDE

Vila Velha: UBS promovem grupos de combate ao tabagismo

Para participar do grupo, o cidadão pode procurar a UBS mais próxima e realizar a inscrição.

Em 28/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

As ações educativas geram uma diminuição da aceitação social do fumo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar.

Com o intuito de reduzir os problemas causados pelo uso do cigarro, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, proporciona ações de combate ao tabagismo, através de abordagens comportamentais e, se necessário, uso de medicamentos de forma complementar. Cerca de 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) participam do projeto auxiliando munícipes a desenvolver habilidades para cessar o fumo e permanecer sem a compulsão.

Para participar do grupo, o cidadão pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e realizar a inscrição. Na ocasião, os funcionários vão informar os dias e horários em que as reuniões dos grupos acontecem. A partir disso, uma equipe de profissionais multidisciplinar, composta por médicos, dentistas, psicólogos e entre outros especialistas, vão prestar assistência ao munícipe.

Dessa maneira, os participantes passam por quatro sessões de atendimento, onde o tratamento é conduzido de modo personalizado, de acordo com as necessidades de cada um e, se for preciso, contarão com sessões de apoio exclusivas. Além da assistência dos profissionais da saúde e das trocas pessoais durante as rodas de conversa, o munícipe aprende estratégias específicas para abandonar o vício, com exercícios a serem praticados no dia a dia.

Sobre o projeto

Esse projeto tem o apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações educativas geram uma diminuição da aceitação social do fumo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando, assim, a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma tática fundamental no controle do tabagismo.

Unidades de Saúde que possuem os grupos de tabagismo:

Araçás
Barra do Jucu
Coqueiral de Itaparica
Dom João
Ibes
Jaburuna
Paul
Ponta da Fruta
Santa Rita 
Terra Vermelha
Ulisses Guimarães
Vale Encantado
Vila Garrido
Vila Nova. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Mais de 6 mil vagas abertas para a vacinação em Cariacica
Covid-19: Brasil registra 29,8 milhões de casos e 117 mortes
Testagem rápida para Covid-19 sem agendamento na Serra
> ​Divino Espirito Santo recebe unidade de saúde nesta sexta
Covid-19: Linhares vacina idosos com quarta dose e Influenza
Fiocruz alerta para aumento de casos de SRAG em crianças
Covid-19 e Influenza: sábado (26) é de vacinação na Serra
Nesse sábado (26), Serra vai fazer um plantão dermatológico
Médico alerta para riscos da tuberculose pulmonar não tratada
​Influenza: vacinação em idosos e trabalhadores da Saúde

TAGS: 
VILA VELHA | UBS | TABAGISMO | INSCRIÇÃO | CIDADÃO