SAÚDE

Covid-19: Linhares vacina idosos com quarta dose e Influenza

O município de Linhares se aproxima da classificação de risco muito baixo para a Covid-19.

Em 25/03/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felipe Reis-Ascom/PML

Nesta sexta (25), a Prefeitura de Linhares está iniciando a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para os idosos acima de 60 anos.

O município de Linhares se aproxima da classificação de risco muito baixo para a Covid-19. Resta apenas 1% das três doses em idosos para chegar à classificação azul do mapa de risco no Espírito Santo.

Na matriz de risco do Estado para a Covid-19, Linhares é um dos municípios que compõem a microrregião Rio Doce. Para chegar à classificação azul, toda a microrregião deve alcançar pelo menos 90% do índice estabelecido.

Um dos requisitos para atingir a meta é o percentual de vacinação. Neste momento, a microrregião Rio Doce vacinou 91,79% dos adolescentes com a primeira dose (D1); 90,94% da população acima de 18 anos e 88,77% dos idosos. Nesta faixa etária, é preciso ainda alcançar o índice.

Ao atingir a meta, o município passa a flexibilizar ainda mais o uso de máscaras, por exemplo. Por isso, é importante a procura por uma unidade de saúde para a vacinação.

A Secretaria de Saúde de Linhares criou uma logística eficaz para a imunização contra a Covid-19 no município. O formato colocado em prática funcionou, na análise do secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles. Ao confirmar que o município está bem perto de atingir todas as metas propostas para a classificação, ele avaliou que o formato desenhado surtiu efeito.

“Ao atingirmos os 90%, teremos uma segurança ainda maior para a população. Esperamos atingir esse percentual o mais rápido possível para que possamos flexibilizar, com responsabilidade, ainda mais, a questão do uso das máscaras. Queremos fazer isso com segurança, e a proteção é a vacina”, reforçou Saulo.

Quarta dose

Nesta sexta (25), a Prefeitura de Linhares está iniciando a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para os idosos acima de 60 anos. Junto com a D4, é aplicada também a vacina contra a Influenza.

Neste reforço do imunizante contra a Covid-19, o município recebeu nesta quarta (23), 5.500 doses das vacinas Janssen e AstraZeneca. O número de idosos vacinados com a terceira dose é de 17.987 pessoas. Portanto, estão aptas a receber a quarta dose, respeitando o intervalo de 90 dias.

As vacinas estarão disponíveis em todas as 32 salas de imunização oferecidas pelo município na sede e interior. Não é necessário agendamento. O horário de vacinação é de 7h30 às 16 horas.

A Secretaria de Saúde continua ainda a imunização com a quarta dose para pessoas imunossuprimidas. Permanecem recebendo a D4 os pacientes soropositivos, pacientes que fazem hemodiálise e aqueles em tratamento oncológico.

As demais doses de vacina contra a Covid-19 (D1, D2 e D3), também continuam sendo ofertadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em todas as salas de vacinação do município para todas as idades. Nas unidades do Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro o atendimento é até às 8 da noite, também por livre demanda, às segundas, terças e quartas. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Fiocruz alerta para aumento de casos de SRAG em crianças
Covid-19 e Influenza: sábado (26) é de vacinação na Serra
Nesse sábado (26), Serra vai fazer um plantão dermatológico
Médico alerta para riscos da tuberculose pulmonar não tratada
​Influenza: vacinação em idosos e trabalhadores da Saúde
ANS: ocupação dos leitos para covid-19 caiu em fevereiro
Viana terá ações de saúde e vacina nas UBS neste sábado
Sesa alerta importância do diagnóstico do câncer colorretal
Vitória abre vagas para vacinação contra a Covid-19 e Gripe
> ​Vila Velha promove capacitação para Agentes de Farmácia

TAGS: 
LINHARES | VACINA | 4ª DOSE | INFLUENZA | COVID-19