TEMAS GERAIS

Dia Internacional da Reciclagem: Renda para catadores

Caminhão leva materiais recicláveis para associações de catadores cadastradas na capital.

Em 17/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Central de Serviços/PMV

Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços de Vitória  é doado às associações conveniadas, gerando renda e trabalho para os catadores. 

O lixo seco que você separa em casa garante o sustento de muitas famílias que vivem da reciclagem de materiais e ajuda a preservar o meio ambiente. Todo o lixo reciclável recolhido pela Central de Serviços é doado às associações conveniadas, gerando renda e trabalho para os catadores. 

A ação é tão importante que tem até uma data para ser lembrada. Nesta próxima segunda-feira (17), é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. E terá homenagem a esses profissionais na capital. A proposta é reforçar o papel desempenhado pelos catadores para a limpeza da cidade e, principalmente, para a manutenção de uma sociedade sustentável. 

Para a diretora da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Capixaba, Marinalva Sales Santos, a homenagem é um reconhecimento público dos dois anos de trabalho da entidade e do papel de todos os catadores.

"Vai ser um momento de muita emoção. Esse sentimento bate toda manhã, com a chegada do caminhão da coleta seletiva da Central ao pátio da associação. Quando ele abre as portas, sinto como se Papai Noel estivesse chegando para trazer os presentes para todos. O caminhão traz nosso ganha-pão e esperança de dias melhores. É o verdadeiro baú da felicidade (numa referência ao programa do apresentador Silvio Santos)", celebrou a catadora.

Parceria

"Conseguimos firmar parceria com a Central de Serviços. Essa união aumentou em 90% o volume e, principalmente, trouxe matérias de mais qualidade", destacou José Carlos Santana, marido de Marinalva e presidente da Recicla, que reúne 11 catadores.

Dos tempos de catadora nas ruas, Marinalva se lembra da jornada dura debaixo de sol e chuva, sem horário de descanso e, muitas vezes, sem conseguir levar renda para a família.

"No começo da associação, chegamos a ficar seis meses sem conseguir dinheiro. O que tínhamos era para pagar as contas básicas, como água e energia. Vejo que valeu a pena empreender, montar a associação e sermos parceiros da Central. Hoje temos um salário".

Associações

Marinalva aponta outro motivo para comemorar: a quantidade de material entregue pela Central de Serviços às associações de catadores. "As quatro associações recebem o mesmo volume de material. Todos são beneficiados igualmente".

A Central de Serviços mantém parceria com:

  • Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare), que conta com 16 catadores beneficiados;
  • Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), com 13;
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (AMARV), com 11;
  • Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Capixaba, com 11.

Homenagem

Para lembrar o Dia Internacional da Reciclagem, as catadoras de materiais recicláveis da capital vão receber homenagens nesta segunda-feira (17).

Cada associação receberá um produto reciclado e criado pelos coletivos que participam da economia solidária na cidade, uma iniciativa da Prefeitura para o fortalecimento e a promoção de trabalho e renda, gerando inclusão social e desenvolvimento solidário.

A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, com a Central de Serviços.

"As associações, além de fazerem esse trabalho de coleta, unem-se para se capacitarem por meio de ações de empoderamento, desenvolvendo parcerias e iniciativas empreendedoras. A Semcid incentiva ações como essas, na qual a mulher tem a oportunidade de se sentir acolhida e crescer profissionalmente", ressalta a coordenadora de Políticas de Promoção e Defesa da Mulher, Maria Adelina Diniz.

Pesquisa

De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), as mulheres são maioria entre os catadores de materiais recicláveis, representando 70% dos 800 mil trabalhadores em atividade no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea).

Em Vitória, as mulheres também são maioria no trabalho da reciclagem, presentes em todos os fluxos do reaproveitamento dos materiais, desde o cuidado da separação do lixo doméstico até a produção de novos produtos advindos dos recicláveis.

Coleta seletiva em Vitória

Vitória adota uma política de incentivo à coleta seletiva que funciona em duas modalidades: porta a porta e pontos de entrega voluntária. O material é destinado, exclusivamente, para as quatro associações.

Por dia, são geradas 300 toneladas de lixo. Desse total, 8,1 toneladas são retiradas pela equipe de coleta seletiva. Ou seja, de toda essa quantidade de resíduos, apenas 2,7 % são destinados à reciclagem.

"A prioridade do município é a destinação adequada dos resíduos gerados em Vitória, priorizando o seu reaproveitamento e reduzindo a quantidade de resíduos aterrados. Os moradores precisam se conscientizar de que os resíduos descartados não são apenas lixo. Quando a coleta e a reciclagem são feitas da maneira correta, o lixo vale muito. Os materiais descartados geram dinheiro e empregos", disse o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

A Central de Serviços presta orientações e operacionaliza o encaminhamento dos materiais recolhidos. Quem tiver interesse em implementar a coleta seletiva deve acionar o serviço por meio do 156 ou do aplicativo Vitória Online. (Com informações da Secom/PMV)

Leia também:

Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guns N’ Roses presta homenagem a morte de Ayrton Senna
Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morre aos 41 anos
Infraestrutura: Findes vai ajudar prefeituras a fazerem PPPs
Butantan paralisa produção de vacinas por falta de insumos
Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização
Transcol será ampliado e Vitória passa a integrar o sistema

TAGS:
 GERAL | MISS | MEIO AMBIENTE | MODA | CLIENTES | EMPREGOS | CIDADE ! NUTRIÇÃO