POLÍTICA NACIONAL

Espírito Santo sobe 4 posições no Ranking de Competitividade

O Espírito Santo sobiu 4 posições e é destaque de 2024 do Ranking de Competitividade CLP.

Em 21/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador Renato Casagrande, que participou do evento de apresentação em Brasília (DF), manifestou sua felicidade por saber que o Espírito Santo cresceu quatro posições, já estando entre os dez estados mais competitivos do Brasil.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Espírito Santo subiu da 10ª posição para a 6ª posição no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). O resultado divulgado nesta quarta-feira (21) mostra o Estado capixaba como o destaque de 2024, tendo sido o Estado que mais ganhou posições entre os mais bem colocados no Ranking Geral em relação à edição de 2023.

O governador Renato Casagrande, que participou do evento de apresentação em Brasília (DF), manifestou sua felicidade por saber que o Espírito Santo cresceu quatro posições, já estando entre os dez estados mais competitivos do Brasil.

“Estou feliz porque a gente cresceu quatro posições, já estando entre os dez estados mais competitivos do Brasil no ano passado. A gente avançou muito, mostrando que as nossas políticas públicas têm produzido resultados. Quando a gente gerencia bem o Estado na área fiscal é para que a gente possa retornar o dinheiro dos contribuintes em benefícios para a própria sociedade.”

Desempenho

Além de ter sido o grande destaque do Ranking geral de 2024, o Espírito Santo também apresentou desempenho positivo em outras bases de comparação. No Sudeste, o Estado ficou na 2ª colocação, atrás apenas de São Paulo. Na avaliação do pilar de Solidez Fiscal, o Espírito Santo ficou em 1º lugar, tendo subido da 2ª posição com relação a 2023. O Estado também subiu cinco posições no pilar de Eficiência da Máquina Pública, quatro no de Potencial de Mercado e três no de Capital Humano.

No pilar de Eficiência da Máquina Pública, o Espírito Santo passou da 14ª para a 9ª colocação, com melhoras relativas nos indicadores de Equilíbrio de Gênero na Remuneração Pública Estadual (+10 posições), Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (+3), Prêmio Salarial Público-Privado (+2), Custo do Legislativo/PIB (+2), Custo do Executivo/PIB (+1) e Custo do Legislativo/PIB (+1). 

Evolução

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destacou a evolução do Estado em todas as dimensões avaliadas e o primeiro lugar, com nota máxima, alcançado no pilar Solidez Fiscal. 

Para chegar ao resultado atual, o Ranking de Competitividade dos Estados utilizou indicadores que levam em consideração dimensões distintas, mas inter-relacionadas, de sustentabilidade fiscal. São eles: Taxa de Investimentos, Regra de Ouro, Solvência Fiscal, Sucesso do Planejamento Orçamentário, Dependência Fiscal, Resultado Primário, Gasto com Pessoal, Índice de Liquidez e Poupança Corrente.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, comentou que, em poucos dias, o Espírito Santo conquista reconhecimentos incríveis.

"Em poucos dias o Espírito Santo conquista reconhecimento nacional com a menor taxa de desemprego da série histórica e com a primeira colocação do Ideb no Ensino Médio do Brasil e agora esse crescimento fantástico na competitividade."

No pilar de Potencial de Mercado, o Estado passou da 25ª para a 21ª colocação, com destaque para o desempenho no indicador de Taxa de Crescimento (+9 posições) e de Qualidade de Crédito para a Pessoa Física (+5 posições).  No pilar de Capital Humano, o Espírito Santo passou da 13ª para a 10ª colocação, dada a posição favorável nos novos indicadores de Inserção Econômica (7ª posição) e População Economicamente Ativa (PEA) com Ensino Superior (8ª). 

CLP

Esta é a 13° edição do Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), que a mais de uma década apresenta os resultados dos 27 estados, por meio de uma ferramenta que visa pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

Para elaboração do resultado final, foram selecionados indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. (Com informações do Governo do ES)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Mesmo com filho menor, divórcio pode ser feito em cartório
Rede de Atenção Psicossocial aprimoraram atendimento
Voepass suspende temporariamente venda de passagens
Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central 
Procon-ES alerta: golpes pela internet usam perfis falsos e IA 
Campanha busca prevenir acidentes com a rede elétrica
Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email
Ponte da Pedra D’água recebe vigas de concreto em Guriri

TAGS:
HANKING | COMPETITIVIDADE | ESPÍRITO SANTO | DESTAQUE | POSIÇÕES