TEMAS GERAIS

Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central

Inmet divulgou alertas sobre riscos causados pela baixa umidade em diversas partes do país

Em 20/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

A situação mais preocupante, com alerta de “grande perigo”, abrange a região central do país, incluindo o oeste de Minas Gerais e o noroeste de São Paulo. 


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas sobre os riscos causados pela baixa umidade em diversas partes do país, com maior intensidade no Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 12%.

>> Procon-ES alerta: golpes pela internet usam perfis falsos e IA 

A situação mais preocupante, com alerta de “grande perigo”, abrange a região central do país, incluindo o oeste de Minas Gerais e o noroeste de São Paulo. 

De acordo com o aviso do Inmet, com umidade entre 12% e 20% há risco potencial de incêndios florestais e de problemas de saúde, em especial doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

As áreas mais afetadas são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, bem como áreas do Sudeste como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba, em São Paulo; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

Nessas localidades, a indicação é de que as pessoas bebam bastante líquido – mas que se evite bebidas diuréticas como café e álcool – e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. É também recomendado o uso de hidratante para a pele e que se umidifique o ambiente.

O Inmet divulgou também um alerta de perigo potencial em uma área mais ampla, onde a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%, pegando não apenas Centro Oeste e Sudeste, como o Sul do país e a parte oeste do Nordeste, incluindo o oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, e boa parte do Maranhão, Piauí e Ceará. (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Procon-ES alerta: golpes pela internet usam perfis falsos e IA 
Campanha busca prevenir acidentes com a rede elétrica
Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email
Ponte da Pedra D’água recebe vigas de concreto em Guriri
Governo finaliza remoção das antigas cabines de pedágio
Fiscalização apreende máquinas em loteamento clandestino
Apresentador Silvio Santos morre em São Paulo aos 93 anos

TAGS:
INMET | ALERTA | RISCOS | UMIDADE | REGIÃO CENTRAL